Nutrição na Perda da massa óssea em mulheres

As mulheres são consideradas grupo de risco em relação à perda óssea devido às alterações hormonais características da faixa etária da mulher e do perfil alimentar muitas vezes deficiente, que interferem na ingestão tanto de micronutrientes como macronutrientes aumentando a perda óssea, podendo levar desde a desmineralização óssea até à osteoporose.

A perda de massa óssea nas mulheres é também relacionada ao declínio agudo da produção de estrógeno na fase da menopausa, hormônio que tem ação protetora sobre os ossos.

A identificação dos fatores de risco é importante para que se possa pensar em estratégias nutricionais para prevenção da diminuição óssea ou então retardar a perda óssea.

Os fatores de risco associados com a baixa densidade óssea e fraturas por impacto podem ser divididos em não modificáveis e modificáveis, como: Continue lendo “Nutrição na Perda da massa óssea em mulheres”

Nutrição na Menopausa

A menopausa é a fase da mulher onde ocorre um decréscimo de aproximadamente 60% na produção de estrógeno, e esta diminuição leva a cessação dos ciclos menstruais, sinalizando o fim dos anos reprodutivos. Mesmo quando os ovários param a produção de estrógeno ou mesmo com a retirada do útero por motivos cirúrgicos uma pequena e fraca quantidade de estrógeno continua a ser liberada pelas glândulas suprarrenais.

A medida que o estrógeno diminui os sintomas da menopausa começam a aparecer, e os efeitos variam de mulher para mulher.

Os sintomas mais comuns são:

  • baixo grau de energia, fadiga
  • calorões ou fogachos
  • dores ósseas e facilidade para fraturas, devido ao decréscimo da massa óssea
  • diminuição da saúde cardiovascular, pois a baixa concentração de estrógenos afeta as concentrações de lipídeos sanguíneo (aumento de LDL colesterol e diminuição do HDL colesterol).
  • Função cerebral e memória também são afetadas, mas tais mudanças podem ser adiadas ou aliviadas quanto antes a terapia de reposição hormonal for iniciada.
  • Ansiedade e depressão
  • Alteração do sono e humor
  • Sudorese e manchas vermelhas na pele
  • Aumento de peso e gordura abdominal

Mas a boa notícia é que com bons hábitos alimentares você pode diminuir estes sintomas até mesmo nem sentir, e ter um envelhecimento muito mais saudável e prazeroso 🙂 Confira os 7 alimentos que não podem faltar na sua dieta. Continue lendo “Nutrição na Menopausa”

8 Dicas para não estragar sua dieta no carnaval

Que é hora de relaxar e aproveitar o feriado de folia tudo bem, mas nem por isso você precisa extrapolar e esquecer o seu objetivo, afinal você se esforça tanto durante o ano todo na academia, na cozinha e durante o dia com seus lanches e “marmitinhas”, que não vale a pena jogar tudo para o alto por 5 dias de folia.

Portanto segue algumas dicas para que não seja tããão grande o estrago:

  1. Duas horas antes de cair na folia faça uma refeição rica em carboidratos e proteínas e pouca gordura Continue lendo “8 Dicas para não estragar sua dieta no carnaval”