8 Dicas para não estragar sua dieta no carnaval

Carnaval está aí, e como fica sua dieta??? Que é hora de relaxar e aproveitar o feriado de folia tudo bem, mas nem por isso você precisa extrapolar e esquecer o seu objetivo, afinal você se esforça tanto durante o ano todo na academia, na cozinha e durante o dia com seus lanches e “marmitinhas”, que não vale a pena jogar tudo para o alto por 5 dias de folia.

Portanto segue algumas dicas para que não seja tããão grande o estrago:

  1. Duas horas antes de cair na folia faça uma refeição rica em carboidratos e proteínas e pouca gordura (vai fornecer energia e fácil digestão), exemplo:
    – sanduíche integral com mel e queijos magros
    – iogurte desnatado com granola
    – prato de massa integral com molho bolonhesa (use patinho que á mais magrinho)
    – batatas assadas com requeijão light e orégano + tirinhas de peito de frango acebolado
  2. Beba muita água, se possível a cada 30 minutos, pois o desgaste vai ser grande. Prefira água mineral e sem gás.
  3. Evite tomar bebidas alcoólicas. Se não resistir, para cada copo de bebida com álcool, ingerir mais 2 copos de água, intercale com o álcool, é difícil mais vai ajudar.
  4. Coma durante a festa de carnaval, não fique sem comer pra não passar mal, prefira:
    – frutas in natura e frutas secas variadas
    – barras de cereais (das marcas que já costumo indicar pra vocês, cuidado com as “pegadinhas saudáveis”)
    – oleaginosas como castanhas, amêndoas, nozes, etc (repõe potássio e fonte de energia)
    Estes alimentos não exigem preparo e podem ser carregados facilmente.
    – sanduíche aberto sem maionese, catchup ou molhos em geral
  5. Evite: carnes gordurosas, batata frita, salgadinhos, pastéis e outras gorduras mais pesadas, a digestão é muito demorada e você pode se sentir mal.
  6. Ao chegar em casa depois da folia:
    – Tome o café da manhã antes de deitar, conforme o seu programa alimentar.
    – No caso de excesso alimentar ou alcoólico, faça uma dieta de desintoxicação consumindo legumes e verduras variadas e em grandes quantidades, frutas, sucos funcionais como o verde, vermelho e os outros que indico pra vocês e Beba de 2 a 3 litros de água + chá de carqueja e boldo (para acelerar a desintoxicação).
  7. Bebeu demais e não tomou muita água? Você precisará se hidratar, capriche na água de coco ou tome uma garrafinha de repositores eletrolíticos como gatorade e semelhantes.
  8. Cuidado com o consumo das bebidas energéticas, além de conter uma quantidade muito alta de açúcar, elas podem causar taquicardia, irritabilidade, ansiedade, insônia e até convulsões. Se precisar de “um gás a mais” prefira algum estimulante em cápsula pela manhã e outro a tarde. Consulte uma orientação de um profissional de sua confiança.

Se você pensa que cachaça é água, cachaça não hidrata não…..”

Tenham todos um ótimo feriado!!! Juííízo minha gente 🙂

Publicado por

Carolina Gabriel

Depois de muita experiência na área, decidi me aprofundar no campo da nutrição esportiva e auxiliar os pacientes e atletas a suprir as suas necessidades nutricionais quando buscam seus limites. É fascinante o que essa disciplina pode fazer em prol da saúde.

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