dicas nutricionais para festas de fim de ano

Dicas nutricionais para as festas de fim de ano

Estamos naquela fase onde temos muitos eventos e comemorações e as festas do final de ano, e junto com elas vem a preocupação com a dieta, resultados e o corpo. Então trouxe algumas orientações para que você passe as festas se divertindo mas sem ficar com aquele peso na consciência ou mesmo perder todo o progresso que você já teve com seu corpo, sua dieta e todos os cuidados deste ano.

Dicas Nutricionais:

Mantenha os horários das suas refeições:

Um dos principais motivos neste momento de fracionar as refeições é não chegar grandes refeições (almoço e janta) e nas ceias festivas com aquela fome de leão e acabar extrapolando suas quantidades.Mesmo que não siga 100% da dieta, procure comer frutas e oleaginosas (castanhas) que são petiscos que sempre tem neste período de festas.

Outro motivo, é que quando passamos muito tempo sem comer, o hormônio que fica bem ativo é o cortisol, aqueeele “hormônio do stress”, neste momento ele é liberado em maior quantidade pois ele é responsável pela quebra da massa muscular para poder liberar aminoácidos na sua corrente sanguínea para que seu corpo tenha energia, mas pense bem, a custos de músculo que é tão sofrido ganhar??? Não vale a pena, fracione 🙂

Escolhas Inteligentes nas Ceias:

Monte um prato bem colorido e evite repeti-lo.

Saladas:

Opte pelas opções que tem menos molhos e cremes. Capriche nas quantidades das saladas pois as fibras tem papel fundamental na sensação de saciedade, saúde intestinal e gorduras.

Carnes:

Procure fazer mais assados e grelhados do que os fritos. O Peru tende a ser menos gorduroso do que o Tender e o Pernil.

Carboidratos (cereais):

mesmo não sendo os integrais, batata doce etc, você ainda assim deve consumi-los. Um pouquinho das suas comidinhas preferidas não tem problema, mas procure não exagerar nas porções e não repita o prato.

Sobremesas:

Ok, coma sem culpa, mas coma apenas 1 porção da sobremesa, porção normal gente, nada de dividir o bolo inteiro em 2 e comer metade dele dizendo que “é a sua porção” hein, rsrs

Mastigue bem:

A mastigação é a sinalização para que nosso cérebro prepare nosso trato digestivo para uma boa digestão (enzimas, ácido do estomago, etc). É também através da mastigação que faz com que o hormônio da saciedade (Leptina) seja liberado e você tenha aquela sensação de “estou satisfeito”. Mastigue bem para não ficar passando mal porque exagerou 😉

Compensar o exagero:

Não adianta cortar os lanches intermediários pensando ser um bom negócio para poder comer a vontade na ceia. Infelizmente nosso corpo não entende estas compensações. Toda caloria em excesso vai virar gordura no seu corpo, e pular outras refeições não fará com que seu corpo gaste aquela caloria acumulada, afinal pra acontecer a lipólise (quebra de gordura) existe uma série de etapas fisiológicas pra que esta gordura acumulada se transforme em energia (ATP).

Bebida alcoólica:

Evite ao máximo o consumo das bebidas alcoólicas. Elas são calóricas, facilitam a retenção hídrica (inchaço) e ainda aumentam as gordurinhas do seu corpo.

Se for imprescindível tomar, sempre intercale com a água e ainda assim cuide para não extrapolar em quantidade.

Exercícios:

Muitas academias fecham, ou toda a família reunida fica difícil de treinar??? Levante antes de todos da casa e faça alguma atividade física logo pela manhã. Você pode fazer caminhadas, corrida ou até mesmo pular corda, importante é se movimentar. Depois você terá o dia livre para curtir com a família e amigos 🙂

Pra finalizar: Tire o foco da comida

Aproveite este período do ano para curtir com a família e seus amigos. Aproveite pra descansar, tire um tempo para pensar no que você fez durante o ano e também se planejar para o próximo.

Ser saudável ou ter um corpo bonito é um estilo de vida e não seguir um programa alimentar esperando a cada feriado ou festa pra poder fugir da dieta e “encher a barriga”. Se você se encontra assim, aproveite o descanso e repense seus objetivos e motivações.

As festas passam rápido, e logo você já está na sua rotina novamente, pense em tudo que você já alcançou de resultados neste ano e se vale a pena perde-los por 2 semaninhas de folga. Quando mudamos hábitos de verdade não conseguimos fugir muito da rotina. As ceias são as refeições livres e tudo volta ao normal após aquela refeição 🙂

Aproveitem bem o descanso para voltar com todo gás em 2018 🙂

Um ótimo final de ano e um excelente Natal! Que o ano de 2018 seja repleto de alegrias, saúde e conquistas 🙂

Um super beijo.

Publicado por

Carolina Gabriel

Depois de muita experiência na área, decidi me aprofundar no campo da nutrição esportiva e auxiliar os pacientes e atletas a suprir as suas necessidades nutricionais quando buscam seus limites. É fascinante o que essa disciplina pode fazer em prol da saúde.

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