Regras do paciente

Começa a vigorar deste momento em diante as regras do paciente. Tais regras tem o objetivo de evitar stress, prejuízo e falta de respeito com a minha profissão e os outros pacientes. Garantindo assim harmonia e um melhor aproveitamento da consulta.
As regras do paciente são fruto das experiências ocorridas no pré e pós atendimento ao longo de quase 8 anos de profissão. Durante a minha jornada como profissional em nutrição nunca tive tantas situações desagradáveis como nesses últimos meses. Então, sinto que é hora de prevenir o *caos e valorizar mais ainda o paciente honrado.

Então, convido você a conhecer as regras do paciente antes de agendar a sua consulta. Isso garante o melhor atendimento possível diminuindo qualquer surpresa.

“Caos – s.m. sing. e pl.Confusão geral dos elementos da matéria, antes da presumível criação do Universo. Desordem, balburdia, confusão…”

Índice de regras do paciente

  1. Faltas e cancelamentos
  2. Atrasos
  3. Agendamentos
  4. Pagamentos
  5. Métodos de trabalho
  6. Direitos
  7. Encerramentos
  8. Sigilo
  9. Atendimento

1 – Faltas e cancelamentos

  1. Caracterizam-se como faltas o não comparecimento a consulta no dia, hora e local marcado ou mesmo o aviso com menos de 24hr de antecedência.
    Não é considerado falta quando o paciente avisa com o mínimo de 24hrs de antecedência – essa atitude por si só já demonstra um profundo respeito com o próximo.
    Posição social e outros compromissos também não justificam a falta. Atendo a todos os públicos sem qualquer tipo de distinção por classe social, distinção essa que também cobro por entender que sou diminuída perante outro compromisso desse paciente.
  2. Faltar a consulta sem aviso prévio de 24hrs faz com que 50% do valor pago no agendamento seja perdido junto com a consulta. Os 50% restantes são devolvidos via Paypal (apenas através dele).
  3. Os cancelamentos devem ser realizados com antecedência de 48hrs para reembolso total, abaixo desse prazo 50% do valor é devolvido via paypal, menos as taxas da transação.

2 – Atrasos

  1. São permitidos atrasos de até 25 minutos para primeiras consultas e 10 minutos nos retornos.
    – Entretanto esse tempo é retirado do próprio atendimento para não prejudicar a agenda e outros pacientes que ficam no aguardo do atendimento.

3 – Agendamentos

  1. Os agendamentos são feitos apenas através do agendamento-online.
  2. Quando não existem vagas disponíveis para atendimento os pacientes em busca de atendimento ficam na lista de espera e encaixe.

4 – Pagamentos

  1. O agendamento é realizado através de pagamento feito via Paypal.
    – Esse método e modelo foi sugerido por alguns pacientes que precisavam dessa solução. Assim as faltas, atrasos, troco e cartões de credito e debito seriam resolvidos.
  2. O agendamento também pode ser feito via depósito.

5 – Métodos de trabalho.

  • Possuo um método próprio de trabalho que desenvolvi através de estudo e experiência fazendo uso da nutrição em sua plenitude com excelência sem fugir aos preceitos e normas do conselho regional de nutrição e a legislação vigente.
    – É necessário que o paciente confie na nutricionista e se liberte de todas as informações confusas e desencontradas oriundas da internet assim como comentários feitos por leigos e pessoas que externam suas experiências através de paginas e blogs. Podendo trazer graves consequências ao indivíduo – devido as informações errôneas – e caracterizar inclusive como exercício ilegal da profissão.
    – Através da anamnese, recordatório alimentar, avaliação de comportamento, avaliação e variáveis físicas como peso, altura… determino o rumo do acompanhamento assim como tempo, dieta e instruções na reeducação alimentar.
    Não admito de forma alguma adaptações ou intromissões ao meu trabalho em cima de dietas de revista, conselhos de leigos – familiares, amigos, colegas de trabalho – ou até mesmo profissionais não habilitados.
    – Todas as situações anteriores precisam ser bem entendidas antes e durante o atendimento para evitar o encerramento de atendimento desnecessário e outras situações desagradáveis.

6 – Direitos

  • Ser atendido com respeito e sigilo absoluto, ter os seus dados protegidos e ter suas duvidas solucionadas.

7 – Encerramentos

  • É considerado encerrado o atendimento quando a relação paciente e nutricionista é desfeita, podendo o motivo ser por término do acompanhamento, incompatibilidade pessoal ou profissional.
    – O paciente chega ao termino do acompanhamento quando alcança os seus objetivos ou aprende como faze-lo não sendo mais necessário fazer o acompanhamento periódico.
    – Já a incompatibilidade pessoal ou profissional ocorre quando o paciente tornasse rebelde ao acompanhamento não seguindo as orientações e prescrições feitas para ele e em casos mais graves agressão verbal e psicológica. O procedimento então é informar o CRN-8 através de carta formal ou através de email o encerramento do atendimento a esse determinado paciente com os seus respectivos motivos com cópia aberta para o mesmo afim de que não fiquem duvidas sobre a questão, evitando possíveis comentários negativos para profissional manchando sua reputação e imagem.

8 – Sigilo

  • Durante todo o período de acompanhamento dos pacientes e até mesmo depois deles, absolutamente todos os dados, informações, conversas e comunicações são estritamente sigilosas e não são nem serão utilizadas para nada que não for autorizado por escrito pelo paciente.
    – Existem assuntos muito pessoais e profundos que são diretamente ligados ao eu do indivíduo. Assuntos como aparência, sexualidade, doenças irremediáveis, drogas, política, religião, preferências exóticas são temas que preciso saber para definir estratégias de acompanhamento. Isso não significa que vou reprimir qualquer um desses temas ou mesmo dizer se é certo ou errado, e sim, apenas avaliar a melhor opção sem me intrometer nos desejos e interesses pessoais do paciente respeitando a sua individualidade bio e psicológica.
    A outra vertente do sigilo, vem do paciente com relação a postagens publicas em redes sociais. É perfeitamente natural com a modernização dos celulares e evolução das comunicações que as pessoas postem fotos do que estão comendo – pratos -, o problema ocorre quando o paciente começa a postar a sua dieta publicamente contendo pesos, medidas e horários prescritos para ele. Além de expor a dieta que foi elaborada pro paciente, ainda coloca em risco a saúde de seus leitores – leigos. Isso porque eles não sabem como estão seus exames de sangue, objetivos, histórico de doenças, nem a relação dos nutrientes contidos em cada alimento. Reforço que PODEM postar seus pratos, mas não as quantidades.

9 – Atendimento

  1. O atendimento tem média de 1(uma) hora e meia de duração na primeira consulta e nos retornos 1(uma)hora. Nele conforme mencionado anteriormente é feita anamnese, recordatório alimentar, avaliação de comportamento, avaliação e variáveis físicas como peso, altura, medidas de circunferência, medidas de gordura corporal e tira-dúvidas.
  2. Passada essa etapa, determino o rumo do acompanhamento assim como tempo, dieta e instruções na reeducação alimentar. A dieta e demais orientações são personalizadas e ficam prontas dentro de 1(uma) semana. Quando é agendado o primeiro retorno (apenas) este já está incluso no valor da primeira consulta, sendo cobrado da próxima consulta em diante e subsequentemente.

Ciente de tudo isso aguardo a confirmação do seu agendamento para poder atende-lo.
Grata por acreditar e confiar no meu trabalho

Nutricionista Carolina Gabriel