Bolo integral de Aveia e maçã

Olá queridas (os)

Acabei de revisa-la (03/08/15) e estou colocando minha receita favorita de bolo integral de aveia e maçã no liquidificador, eu gosto bastante pela praticidade e sabor. Depois de muitos comentários positivos e perguntas no Email, resolvi fazer um vídeo dessa receita que já está em edição e breve irei subir pro meu canal.
Quando fizerem, voltem pra contar o que acharam, ok? Comentários nos incentiva a produzir mais conteúdo, espero que gostem 😉

Se inscreva no canal do Youtube

*Se você estiver em uma dieta de emagrecimento, essa receita não é recomendada hein… olha, olha!

Vídeo resposta

Ingredientes:

  1. 3 ovos pequenos
  2. 1/2 xícara de leite
  3. 1/3 xícara de óleo de girassol ou de abacate….
  4. 1 maçã pequena cortada em 4
  5. 1 xícara de açúcar mascavo
  6. 1 colher (sobremesa) de canela em pó
  7. 1 xícara de farinha de aveia (eu uso meia xícara de farinha de aveia e meia xícara de farinha de trigo integral)
  8. 1 xícara de aveia em flocos finos
  9. 1 colher (sobremesa) de fermento em pó (fermento para bolo)
  10. 1 maçã pequena descascada cortada em cubinhos.

Como preparar:

  • Bata os 6 primeiros ingredientes no liquidificador até homogeneizar. Adicione a farinha e a aveia em 2-3 vezes, batendo a cada adição.
  • Sem bater agregue o fermento e a maça em cubinhos e mexa delicadamente com uma colher.
  • Despeje a massa em forma com cone central (23cm de diâmetro) untada e enfarinhada.
  • Asse por 30-50 minutos (varia conforme cada forno) em forno moderado e preaquecido (180°) .
  • Sirva morno ou frio.

Publicado por

Carolina Gabriel

Depois de muita experiência na área, decidi me aprofundar no campo da nutrição esportiva e auxiliar os pacientes e atletas a suprir as suas necessidades nutricionais quando buscam seus limites. É fascinante o que essa disciplina pode fazer em prol da saúde.

235 comentários sobre “Bolo integral de Aveia e maçã”

    1. Gostaria de receber orientações de como ter vida saudável e receitas para pessoas na minha faixa etária de vida ( terceira idade )

  1. Mulher, o que é isso???
    Muitissimo bom..
    Isso que na minha casa eu não tinha o açucar mascavo e nem esse óleo e substitui pelos triviais.. mesmo assim fica mto mto mto bom!!!!!!!!!!!!!!! só queria que ele ficasse maiorzinho..mas acho que é o peso da aveia e da farinha integral né!

    1. Bom Dia Isabela
      Que bom que você gostou, esse é um dos meus preferidos. E sobre a massa, sim você está certa. Vai a dica…use açúcar mascavo e você sentirá uma diferença no sabor(agradável lógico).
      Obrigado pela visita e pelo comentário 😉

  2. Muito bom. Fiz algumas adaptações, porque não tinha todos os ingredientes à mão. Infelizmente, tive de usar o açúcar refinado. Apesar de não ficar com o sabor do mascavo, deu certo. Também não tinha farinha de aveia. Usei a integral, com lfarinha de linhaça dourada e aveia em flocos. Amei. Vou providenciar os ingredientes da receita para outra oportunidade. Obrigada.

  3. Achei a receita ótima, vou tentar fazer e depois posto aqui a receita!
    Da p fazer sem leite ou sem ovos? Tô na dieta sem gluten e sem lactose, alguém conseguiu adaptar?????
    Obrigada, bjusss

    1. Olá! Sempre uso a seguinte receita:
      3 maças inteiras
      1xic cha de algum oleo
      2 xic de açucar ( pode ser mascavo ou outra, para adoçante olhem a proporção pq costuma ser a metade da quantidade)
      3 ovos
      3 xic de farinha de trigo ( pode ser integral, de arroz, pode colocar 2xic de trigo e 1xic de aveia)
      1 col sobremesa de fermento.

      Bata no liquidificador ovos,maça,acuçar e oleo. Junte a mistura delicadamente a farinha e fermento sem bater. Asse em forno 180 graus. Use forma de furo central. Pode acrescentar passas, nozes, castanhas, maça picadinha sem casca, mas sem exageros para nao pesar a massa. Pode cobrir a massa com granola.
      Essa é a minha receita a anos, muito boa.

  4. Receita sensacional! Usei adoçante culinário ao invés do açúcar… Ele cresce menos, fica gostosinho igual!
    E TB acrescentei granola como finalização encima do bolo! Sucesso aqui em casa! Vai pros favoritos!

  5. O bolo é uma delícia! Amei! Quando estava na forma ainda cru, coloquei por cima uma mistura de granola, açúcar mascavo e canela. Incorporou ao bolo, ficou divino. Faz com essa modificação para experimentar. Ficou crocante em cima.

  6. Excelente! Fiz pequenas adaptações. Usei açúcar demerara, meia tampinha de essência de baunilha, diminui o óleo e usei um copinho de iogurte natural desnatado (porque tinha em casa). Bati também no liquidificador as cascas da maçã que usei para cortar em cubinhos.

  7. Simplesmente fantástico, coloquei óleo de milho e aveia em flocos e salpiquei açúcar mascavo com canela e salpiquei linhaça.
    E acrescentei damasco picado e uvas passas.
    Sensacional.

      1. A aveia “pura” não contém glúten. No Brasil você encontra aveia orgânica sem glúten, é só procurar. A aveia vendida aqui é beneficiada no mesmo local que o trigo, por isto aparece como contendo glúten…mas isto é preocupante somente para celíacos.

  8. Excelente receita fiz a pouco e ficou maravilhoso.
    Usei 1/4 de óleo e aveia em flocos grossa..muito fofinho e leve.
    Parabéns a profissional que dividiu conosco sua sabedoria.
    Muito obrigada

  9. Olá Carolina….
    Tenho uma dúvida … na receita do bolo vai óleo. .. minha filha tem colesterol alto , é genético , e minha pergunta é : esse óleo que vai na receita interfere na questão do colesterol ?
    Me privo de receitas que vai qualquer tipo de gordura, seja óleo , de qualquer tipo, ou margarinas e Manteigas … Se vc puder e orientar vou ficar muito , muito grata !

    Meu email :
    lu.vc. [email protected]

  10. Oi Carol! Pergunta talvez boba, mas de quem ta começando no mundo dos bolos agora: posso usar uma forma que nao tenha o furo no meio ou o centro nao vai cozinhar igual?
    Obrigada 🙂

  11. Gostei muito de sua apresentacao, bem tranquila e a gente pega na primeira que assiste ao vídeo. Sua receita parece bem gostosa e nutritiva. Obrigada por compartilhar, continue nos enviando. Um abraço, Tania.

  12. No vídeo você coloca 4 colheres de sopa de açúcar normal e mais 1 xícara de açúcar mascavo, porém, na receita não estão essas 4 colheres de sopa de açúcar.
    Qual é a correta?

      1. Olá sem as quatro colheres fica perfeito e acrescentar uvas passas tnt na passa quanto um pouquinho para bater no liquidificador isso ajuda a adoçar sendo assim uso somente o mascavo, e não dispenso as casas da maçã cortada para misturar na massa coloco ela para bater com os outros ingredientes, são só dicas ok pois tbm faço este bolo e amo .

  13. Tenho substituído (por minha conta) a farinha de trigo por uma mistura de 1/3 de farinha de aveia, 1/3 de farinha de arroz e 1/3 de fubá em todas as minhas receitas. Deu certo. Fica saboroso e muito leve. Um abraço. Ana Cristina Carvalho

  14. Fiz o bolo hoje com algumas adaptações e ficou divino!
    Usei 3 colheres de linhaça triturada e hidratada em um pouco de água no lugar dos ovos e leite de soja integral no lugar do leite.
    Vou voltar a fazer com a ideia da granola, deve ficar ainda mais especial!
    Obrigada pela receita!

  15. Olá Adorei a receita mas infelizmente não posso consumir açúcar. Costumo fazer um bolo de banana sem farinha e sem açúcar que é adoçado pela uva passa triturada. Vc acha que seria possível substituir o açúcar pela uva passa mesa receita e ficar saboroso tb? Obrigada!

  16. Fiz com peras, e substitui o óleo por manteiga, o açucar mascavo por melado, a farinha de aveia por farinha de rosca, os ovos por linhaça, o fermento por bicarbonato e etc… Pera, acho que não fiz essa receita….Um ou outro ingrediente vá lá, mas as pessoas querem modificar, então faça outra receita, não essa, nervoso……

    1. Eu fiz crecsceu porém ficou igual pudim,acho que errei no óleo,coloquei 1/2 de óleo.
      Fiquei muito chatiada.
      Acho q a massa ficou mole.
      Me ajuda.

    1. Eu fiz crecsceu porém ficou igual pudim,acho que errei no óleo,coloquei 1/2 de óleo.
      Fiquei muito chatiada.
      Acho q a massa ficou mole.
      Me ajuda.

      1. É um terço de óleo. Pega a xícara, divide em três e apenas uma parte vai ser usada. Está parte é igual a um terço ou seja 1/3 ou 1 xícara = 1/3+1/3+1/3. Pra explicar melhor com uma banana. 1 banana cortada em três pedaços e você só usa um pedaço. Este um pedaço é o um terço da banana(1/3 da banana).

  17. Só não entendi duas coisas primeira no vídeo a quantidade de maçãs é diferente da receita por escrito e o açúcar no vídeo vc colocou normal e depois mascavo na receita escrita só fala do mascavo ,fiquei sem entender direito

  18. Muito bom mesmo! Não coloquei as 4 colheres de açúcar e ainda assim achei que ficou doce. Da próxima vez vou tentar com 3/4 xícara de açúcar mascavo.

  19. Muito bom mesmo! Não coloquei as 4 colheres de açúcar e ainda assim achei que ficou doce. Da próxima vez colocarei apenas 3/4 xícara de açúcar mascavo

  20. Fiz a primeira vez exatamente como a receita que está digitada e gostei muito. Hoje repeti com 1/2 x de chá de aveia em flocos a mais junto com a maçã em cubinhos. Ficou um espetáculo! Fiz um pouco de açúcar com canela para polvilhar após assar o bolo. Obrigada.

    1. Tem óleo de abacate sim, mas é os olhos da cara, kkkkk R$ 29,90 no mercado, acho que 200ml. Outro dia li um artigo que é ótimo para a saúde, por isso fui ver, mas desisti, é ruim para o bolso. Felicidades.

  21. Fiz o bolo e adorei. Só substitui a veia normal e a farinha integral, substitui por aveia em flocos sem glúten pelos produtos que continham glúten na receita e ficou maravilhosa. A aveia em flocos triturei para ficar fina e melhor…..

  22. Achei confuso,na receita escrita é uma coisa no vídeo é outra ,como açúcar ,eu vi demerara e mascavo,maçãs duas,farinha de trigo integral ?????afinal qual é a receita correta ????

  23. Pessoal fiz hoje o bolo e ficou maravilhoso fiz certinho só substitui o açucar por açucar light 2 dedos da xicara ficou perfeito e coloquei uvas passas huauuuuuu

  24. Sucesso!fiz seguindo a receita sem tirar nem pôr. Massa levinha,saudável!Tentarei agora com banana porque gostei da massa. Obrigada Carolina!

  25. Olá Carolina BOA TARDE!

    Eu adorei esse bolo, eu fiz e acrescentei mais uma cobertura de ameixa em calda ao redor do bolo, foi maravilhoso.
    quando tiver mais receita envie para mim. abraço
    Petrolina PE 07-08-2016

  26. Boa noite!!! Fiz e amei o bolo, ficou delicioso!! Segui a receita exatamente como esta no vídeo. Meu esposo também adorou, OBRIGADA por compartilhar!!! :*

  27. Fiz e ficou otimo: muito leve e fofo! Não gosto de bolo muito doce então não usei as colheres de açúcar e reduzi um pouquinho no açúcar mascavo. Usei 1/3 do óleo e completei a quantidade com pure de maçã para reduzir a gordura. Farei novamente, com certeza! Vou esperimentar usar só a farinha de aveia da próxima vez, como na receita original. Obrigada pela receita!!! Muito prática e gostosa!

  28. Oi. Obrigadissima, eu sou do tipo oreguiçoso na cozinha e esse bolo é o máximo de fazer!
    Eu coloquei oleo de coco, e no lugar da segunda maçã, banana cortada em rodelas e passas. No lugar de meia xicara de farinha, coloquei farelo de trigo.
    Mmmmmmmm
    Adorei as adaptações de todas, vou experimentar! Tambem curiosa com leite de coco…

    1. poxa muito boa as adaptaçoes, meu pai comprou oleo de coco disse q é melhor deve até o bolo ficar mais gostoso e claro mais saudavel ainda obrigada bjos

  29. O óleo pode ser trocado por yogurte light. E as cascas das 3 maçãs devem ser batidas junto com os outros ingredientes no liquidificador.

    1. Olha o meu marido é diabético e faço a mesma receita colocando frutas secas previamente deixadas de molho em pouca água, só para hidratar. Gosto de usar dátiles que tem gosto mais neutro, mas também pode ser ameixas.

  30. Eu fiz e ficou divino….. usei farinha de grão de bico e farinha trigo integral, e acrescentei castanhas do para picadas junto com a maçã.
    AMEIIIII

  31. Eu fiz o bolo mas eu troquei o leite por suco de laranja natural e coloquei raspa da casca tambem ficou um bolo pudim fiz uma cobertura com leite condensado, leite de coco e Coco ralado, ficou uma delícia

    1. Eu utilizo o leite de côco e óleo de côco para fazer bolos para a minha filha ela tbm tem alergia. Faço receitas da internet mudando para esses itens.
      Um abraço

    2. oi,eu tambem evito o leite vou fazer com gordura de coco e no caso do leite vou bater umas 100g de coco.tenho usado no pao e tem dado certo.A gordura de coco aguenta alta temperatura e nao estraga.Um abraço.

  32. Achei lindo o bolo, vou fazer essa semana. Só nao entendi o açúcar: no vídeo vc coloca três colheres de açúcar (é o açúcar Branco?) E depois uma xicara de açúcar mascavo. Mas na relação de ingredientes so aparece o mascavo. Posso usar o mascavo e complementar com a banana bem madura? Gostaria de saber a quantidade de ambos pra ficar no ponto. Grata!!!

  33. Usar o óleo de côco no lugar do óleo de soja seria mais saudável, não ? E o açúcar se fosse só mascavo ou adoçante … Será que ficaria bom, já tentou ?

  34. Eu fiz esta receita ficou divino, substituir a farinha de aveia por farinha de arroz porque não tinha em casa, e o óleo eu coloquei de coco. No lugar do açucar eu coloquei uma banana pequena com açucar de coco também, acrecentei castanhas do pará picadas na mistura final junto com as maça cortada…ficou macio fofinho saboroso estou apaixonada já compartilhei com minhas amigas..)<3

  35. Adorei a receita, ficou realmente delicioso. Fiz algumas modificações. Por exemplo, ao invés de 1 xícara de farinha de aveia e 1 de flocos de aveia, coloquei 1 1/2 de cada, para deixar a massa um pouco mais consistente. Como não tinha açúcar mascavo usei o refinado mesmo, mas acredito que com mascavo fique ainda melhor. Obrigada por compartilhar uma receita tão gostosa e saudável!

  36. Desculpa mas não entendi? No vídeo você coloca três colheres de açúcar e na receita não aparece essas colheres? É para colocar esse açúcar refinado mesmo?

    1. Beth, vc falou q deu certo essa receita, me tira uma dúvida? Sua massa ficou liquida como aparece no vídeo?
      Pois eu fiz a receita mas a consistência da massa ficou bem diferente…..

  37. Ao meu ver esse bolo é uma bomba calórica desfarçada, uma vez que tem açucar refinado, açucar mascavo, a maça que tbm tem frutose, óleo e leite. Tem glicose de mais e ainda óleo, logo uma bomba calórica desfarçada de fit. O gosto pode ser bom, mas não é saudável nunca só pelo fato de não ter farinha branca.

    1. Concordo, é uma receita bem calórica, óleo não é saudável, pode ser de soja, millho, girassol….aveia tem glúten, carboidratos, pode ser até gostoso, mas não deixa de ser uma bomba!!!

    2. Gente presta atenção no início. A autora alerta q a receita não serve pra dietas de emagrecimento
      Adorei o bolo e dá pra substituir sim por adoçante culinário !

      1. isso mesmo, não leem e ficam criticando… A autora alerta q a receita não serve pra dietas de emagrecimento
        Adorei o bolo e dá pra substituir sim por adoçante culinário !

    3. Esse bolo é bem funcional, tem fibras, vitaminas, e na de certa é um ótimo pré-treino. Não leva açúcar refinado, como sugeriu a crítica, e gluten só é um problema pra quem é celíaco.
      Bomba são aqueles shakes e barras de cereal cheios de corantes e conservantes. Vai vendo.

  38. Adoramos tua receita. Já preparei muitas vezes, inclusive com banana. Também usei ao invés de dois tipos de aveia, o farelo de aveia com a farinha integral. Como temos descendência alemã , preparamos como cuca e a cobertura foi maçã fatiada com canela e açúcar de baunilha ( fava de baunilha com açúcar fit ) por cima. Obrigada pela tua excelente contribuição .

    1. Fvoy da una dica ótima, acrescente no liquidificador as cascas das maçãs da massa.. fuça dez e pode substituir o leite pela casca como faço… não uso leite

      1. Vou da uma dica ótima, acrescente no liquidificador as cascas das maçãs da massa.. fica 10 e
        pode substituir o leite pela casca como faço… não uso leite

    2. Bom dia!
      Fiz este bolo sem adicionar acucar algum e coloquei duas xicaras de aveia flocos finos. Bati banana c casca e adiconei banana, maça picadinhas e uvas passas na massa para ficar levemente doce. Ficou ótimo!

  39. Fiz essa receita e substitui o açúcar por Splenda em pó.
    Ficou muito bom, pois tenho que cuidar o uso do açúcar . Agradeço muito por nos proporcionar a oportunidade de ter esse bolo super gostoso e fácil .
    Não moro no Brasil e fico muito feliz quando recebo receitas brasileiras tão saborosas como as suas. ( se vc tiver alguma receita para época de Natal será muito bom.)
    Muito obrigada.

  40. BOA NOITE PRECISO TER UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL
    MOTIVO MUDAR MEUS ABTOS ALIMENTARES, ESCLUINDO AÇUCAR CARBOIDRATOS, COLESTEROL ALTO GLICEMIA TRIGLICÉRIOS.
    RECEITAS QUE POSSAM DIMINUIR ESAS ALTERAÇÕES EM MEU SANGUE SEM AFETAR MINHA SAÚDE.
    AGUARDO CONTATO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *