O que são alimentos Funcionais?

Alimentos funcionais são aqueles que além de sua nutrição básica, também propiciam benefícios comprovados a saúde, reduzem o risco de doenças crônicas através de seus compostos biologicamente ativos, sejam nutrientes ou não.

Os principais atributos dos alimentos funcionais além de benefícios à saúde são redução de risco cardiovascular, câncer, obesidade, diabetes, osteoporose e outras doenças crônicas não transmissíveis.

Legislação no Brasil:

A partir de 1998 a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) após anos de solicitações, aprovou a regulamentação técnica dos “alimentos com alegações de propriedade funcional e/ou de saúde”.   Para que o alimento receba estas alegações é necessário passar por vários critérios científicos em relação a sua qualidade e segurança alimentar.

Junto com o Ministério da Saúde ficaram estabelecidos os seguintes conceitos:

Alegação de Propriedade Funcional:

Refere-se ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente desempenha em diversas funções do organismo humano.

Alegação de Propriedade de saúde:

Implica a existência de relação entre o alimento ou ingrediente à doença ou condição  relacionada a saúde.

 

Exemplos de Alimentos ou Compostos Funcionais:

Catequinas, licopeno, cúrcuma, ácidos graxos Ômega 3, fitosteróis, probióticos, prebióticos, que normalmente são encontrados nos alimentos como Semente de Linhaça, Quefir, aveia, feijão, gengibre, entre tantos outros alimentos lindos que nos trazem benefícios a saúde 🙂

Comente abaixo qual sobre qual alimento funcional você gostaria que eu possa preparar matérias pra que você conheça e possa incluí-los como parte de uma rotina variada de alimentos. Afinal, não é porque aquele alimento é bom que você deva comer apenas ele, pelo contrário, para que você tenha uma boa saúde é necessário uma grande variedade de nutrientes, ou seja, grande variedade alimentar 🙂

 

Referências Bibliográficas:

http://bvsms.saude.gov.br/

Alimentos Funcionais: Componentes Bioativos e Efeitos Fisiologicos.
ROSA, C. O. B. COSTA, N. M. B. 2 Ed. Rio de Janeiro: Editora Rubio. 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *