Raquitismo, você já ouviu falar?

raquitismo e deficiência de vitamina D

O raquitismo é uma doença caracterizada por uma má formação dos ossos em crescimento, devido a uma inadequada mineralização óssea. Ocorrem em função da carência de vitamina D.

A deficiência de vitamina D causa má absorção de cálcio, ocorre uma inadequada secreção de paratormônio (PTH), provocando uma diminuição no nível de absorção renal de fosfato (hipofosfatemia).

Manifestações clínicas:

  • Inicialmente apresentam irritabilidade, insônia e sudorese abundante;
  • A fraqueza muscular e hipotonia generalizada, resultam marcha bamboleante e protusão abdominal;
  • O peso do corpo acentua as alterações em membros inferiores, pelve ou coluna vertebral;
  • A baixa estatura, quando presente, é secundária a essas deformidades.

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Colágeno Tipo II, você já ouviu falar?

colágeno tipo 2 e UCII

O colágeno tipo II é a principal proteína estrutural responsável pela sua resistência, tração e firmeza do Tecido Cartilaginoso. Este tipo de colágeno é sintetizado no condroblasto, que são as células jovens que formam a matriz da cartilagem. É encontrado em locais que resistem a grandes pressões, cartilagens elásticas e hialina, discos vertebrais e nos olhos.

o colágeno tipo II é extraído do frango que quando em contato com o organismo humano exerce uma ação anti-inflamatória reduzindo a inflamação articular e auxiliando no processo de recomposição da cartilagem.

Colágeno UCII, o que é?

O colágeno UCII é um suplemento que tem sua fórmula patenteada. Consiste em colágeno tipo II não desnaturado bioidêntico, que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. Continue lendo “Colágeno Tipo II, você já ouviu falar?”

Receita de Farinha sem Glúten

A receita de farinha sem glúten é uma alternativa para substituir a farinha de trigo em suas receitas.

É recomendado para pessoas com a doença celíaca ou pessoas com sensibilidade ao glúten.

Pessoas saudáveis, que não precisam fazer a exclusão do glúten da sua alimentação podem utilizar esta receita com objetivo de variar a alimentação e “dar um descanso” para o intestino.

Ingredientes para a farinha sem glúten:

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Estratégias nutricionais na corrida

estrategias nutricionais na corrida

As estratégias nutricionais para a corrida são determinantes na melhora do seu desempenho esportivo e velocidade da sua recuperação muscular. Uma boa estratégia nutricional deve levar em conta o tipo e as necessidades nutricionais específicas para cada modalidade esportiva. Neste momento falarei sobre a corrida.

Aqui as orientações serão para melhorardesempenho esportivo, e não para a estética corporal (perda de gordura, definição etc).

A corrida é um dos esportes que testa a resistência individual de cada participante. A nutrição esportiva visa melhorar a qualidade e ajustar a quantidade da alimentação ideal para que o atleta, independente do nível (recreacional ou amador) consiga melhorar seu desempenho nas corridas. Continue lendo “Estratégias nutricionais na corrida”