Zaatar, saudável gostoso e barato

Zaatar é uma mistura de especiarias usada como um condimento marcante na culinária árabe. Seus principais ingredientes são tomilho, orégano, manjerona, gergelim torrado, sumagre e sal, e eventualmente cominho e coentro.

É muitas vezes usado no café-da-manhã para aromatizar um queijo ou pão. Mas ele também pode ser adicionado em receitas mais elaboradas  com ensopados, grelhados, carnes e o que mais sua criatividade alcançar.

História:

O za’atar tem sido usado na culinária árabe desde os tempos medievais. Para os judeus de Israel, o za’atar esteve associado às padarias árabes, mas a sua produção comercial tornou-a um “elemento integral da culinária de Israel”.

Benefícios:

Devido as especiarias adicionadas age como anti- inflamatório, é um expectorante natural, melhora dores no estomago, combate a falta de memoria e sono.

Como consumir:

Muitos pacientes me pedem opções de recheio para comer com o pão, e muitas vezes quando sugiro o azeite de oliva extra virgem há um certo espanto.

Esta é uma opção gostos e é simples de fazer. Normalmente se molha o pão no azeite ou passa por cima do pão e depois polvilhar o zaatar por cima.

Onde encontrar e preço médio:

Em alguns empórios onde encontra ervas, especiarias e temperos. E algumas lojas específicas de produtos naturais.

A última vez que comprei paguei perto de R$13,00 o quilo. E você não vai precisar de muita quantidade, para experimentar compre por volta de 100g.

 

Bom Apetite!

A parte histórica deste post foi retirada do wikipedia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *