Estamos no período festivo do final de ano, e como sempre aparecem aquelas mesas lindas e maravilhosas nas ceias de Natal e do Ano Novo, com pratos deliciosos e tentadores.
Então escrevi algumas dicas que podem fazer a diferença para você NÃO ganhar aqueles quilinhos extras e ficar choramingando pelos cantos. Vamos comer sem culpa!
- Intensificar a atividade física nesse período, aproveite e faça caminhadas, se possível caminhe no mar com água até a altura do joelho, além de refrescar, trabalha bastante a musculatura da perna (não esqueça do protetor solar)
- Dias 24 e 31 de dezembro = programa alimenta normal (faça todas as 5-6 refeições no dia), não exagere nas quantidades que você vai se servir e escolher sempre as opções menos gordurosas entre os alimentos.
- Fazer um lanche bem reforçado à tardinha para esperar a ceia sem fome.
- Usar e abusar de frutas, saladas, carne de peru, lombo assado, evite a carne de porco pois é mais gordurosa.
- Molhos à base de iogurte, ricota e requeijão para servir com os assados.
- Compotas de frutas, gelatinas e sorvetes de frutas são ótimas sobremesas e menos calóricas do que aquelas super sobremesas que normalmente têm como pavês, musses, etc.
- Preferir bebidas alcoólicas leves (champanhe, vinho, clericot ou refrescos de vinho) ao invés dos destilados e cerveja.
- Chá de boldo, macela e bugre ajudam a desintoxicar.
- Suco da casca do abacaxi, diminui a retenção de líquidos.
No dia anterior as festas (23 dez, e 30 dez) consumir em grande quantidade:
- Muitas frutas e verduras variadas.
- Carboidratos: Cereais integrais, pães integrais.
- Açúcar mascavo.
- Iogurtes desnatados, Yakult, leite de soja.
- Carnes: Peixes grelhados, atum ou ovos caipira.
Através de sua composição estes alimentos limpam, desintoxicam e energizam o corpo. Melhoram o trânsito intestinal, a digestão, e assimilação dos nutrientes.
Também são alimentos ricos em antioxidantes, que diminuem a ação dos Radicais Livres.
Evite consumir neste dia:
Leite de vaca, refrigerantes, café, chá preto, carne vermelha, cereais refinados (arroz, farinha e açúcar branco) e doces.
Espero que as dicas te ajudem de alguma maneira!