Regra dos 3 segundos pra comida

3 segundos

regra 3 segundosSabe quando algum alimento cai no chão e alguém pega rapidinho, come e diz “regra dos 3 segundos” afirmando que está seguro? Esta ideia tem sido acreditada por muitos anos, mas nunca houve provas de que fosse verdade. Então foi realizada uma pesquisa pela Universidade Metropolitana de Manchester para sabe se essa regrinha é fato ou ficção.

Cinco alimentos diferentes foram pesquisados: pão com geleia, macarrão cozido, presunto, biscoito e frutas secas. Depois de derrubar estes alimentos no chão eles foram recolhidos em intervalos de 3, 5 e 10 segundos, e então foram realizadas as análises para verificar se havia contaminação por bactérias patogênicas, que são aquelas que causam doenças.

Estes alimentos foram selecionados porque são muito consumidos e por conterem níveis de água diferente, pois a água é fator-chave para o crescimento bacteriano.

Os pesquisadores descobriram que os alimentos com alto teor de sal e açúcar são os mais seguros pra se consumir após a queda. Porque as bactérias não conseguem sobreviver neste meio. Em geral os alimentos processados são mais seguros por conterem grande quantidades de sal ou açúcar, tanto o presunto como o pão com geleia e o biscoito se saíram bem nos testes quando recolhidos dentro dos 3 segundos. O biscoito foi eleito relativamente o mais seguro para se consumir após cair no chão por 3, 5 e 10 segundos, devido seu baixo teor de água e alto nível de açúcar. Já o macarrão cozido e as frutas secas mostraram sinais de contaminação por Klebsiella – uma bactéria responsável por causar doenças como pneumonia e infecções.

Fonte: Jornal Inglês Daily Mail

2 comentários em “Regra dos 3 segundos pra comida”

  1. Muito boa essa pesquisa. No caso de frutas como banana que contém água e nutrientes o crescimento bacteriano também deve ser bastante elevado.

    1. Pois é Daniela, as frutas por conterem bastante água entram na lista dos alimentos que desenvolve rapidamente o crescimento bacteriano.
      Sempre ficar atenta as crianças, pois derrubam, juntam e comem rapidamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *