“Pode ser o melhor profissional do mundo, quando o paciente não quer fazer, não adianta. Todos serão ruins para ele“.
Nem tudo são flores no atendimento de nutrição esportiva. Existem pacientes que não conseguem perceber o que é o trabalho da nutricionista e como ele funciona.
Antes de tudo o paciente precisa entender que:
- A nutricionista não pode comer pelo paciente.
- A nutricionista não pode treinar pelo paciente.
- A nutricionista não pode cozinhar para o paciente.
- A nutricionista não pode mudar os hábitos do paciente se ele não quiser.
- E que quando falamos em nutrição esportiva entendemos que no minimo o paciente pratique algum tipo de esporte ou queira praticar com seriedade, consultar apenas por status não é uma atitude coerente.
A nutricionista ensina o que comer, como comer e a que horas comer(entre outras coisas).
Quando o paciente diz: “– Não vou fazer isso ou aquilo e pronto!” Ele está assumindo e determinando para ele mesmo que ele já perdeu essa oportunidade de mudar tornando o atendimento uma perda de tempo. O paciente joga o seu dinheiro no lixo e eu perco o meu tempo que poderia estar sendo utilizado com um paciente que quer ter resultado, que está disposto a mudar.
Felizmente nos meus resultados práticos:
- 7 em 10 pacientes ou atletas que eu atendo tem ótimos resultados
- 2 são satisfatórios
- 1 não entende o trabalho ou simplesmente não quer fazer nada.
A nutrição é uma disciplina que envolve matemática básica. Por exemplo, quantas calorias são consumidas por dia? Levando em conta que as calorias são convertidas em energia e que quando não são usadas se acumulam em gorduras(reservas de energia). Ou seja X – Y= Z (Isso sem levar em consideração os nutrientes que cada alimento possui, que leva a outros cálculos mais precisos que não vem ao caso nesse momento).
- Consumiu demais, sobra.
- Consumiu de menos, falta.
- Consumiu errado, não funciona.
Nesse caso eu pergunto: – Se o paciente não segue as orientações, tem preguiça, alega não tem tempo ou sequer volta para pegar a sua dieta. Quem é o culpado? O profissional ou o paciente?
Em todas as profissões isso acontece, veja o exemplo do dentista:
Ele remove a carie e faz a restauração (do ponto de vista técnico é uma obra de arte), porem o paciente não escova os dentes e come doce o dia inteiro. Em pouco tempo ele terá uma desmineralização nos dentes e novas caries proveniente do comportamento dele . O paciente não entende que a culpa é dele ou não aceita esse fato e sai falando mal do profissional que atendeu ele.