Olá queridos, diariamente eu incentivo o consumo desta hortaliça no consultório, pois ela oferece inúmeras vantagens ao incluí-las em seu cardápio. Vamos conhecer um pouco mais sobre a couve e seus benefícios?
A couve é uma hortaliça contida no grupo das brássicas assim como o brócolis, couve-flor, repolho, mostarda, acelga, rúcula e outros. Este grupo de hortaliça possui dois compostos bioativos muito importantes, os glicosinolatos e s-metil-cisteína-sulfóxidos. Estes dois compostos participam ativamente no processo de prevenção de doenças como o câncer, e na eliminação de xenobióticos (compostos químicos estranhos em nosso corpo ou compostos numa concentração muito mais alta que o normal em nosso organismo) como medicamentos, poluentes, agrotóxicos, conservantes entre outros.
A couve contém grande quantidade de
fibras, a couve ainda apresenta Vitaminas C, Vitamina A, ferro, cálcio e magnésio numa ótima proporção, o que facilita seu aproveitamento pelo organismo.
Diversas pesquisas vem demonstrando uma relação inversa entre prevalência de doenças degenerativas e consumo das brássicas, assim como a couve.
Benefícios:
- Ação Anticarcinogênica: previne o aparecimento de diversos tipos de tumores
- Poderoso antioxidante: ajuda no combate ao stress oxidativo
- Melhora contração muscular e evita cãimbras, pois cálcio e magnésio são nutrientes fundamentais para que ocorra contração muscular adequada.
- Ação desintoxicante: Ajuda o organismo a eliminar compostos indesejados pelo nosso organismo.
- Ajuda na eliminação de celulite.
- Sensação de mais saciedade (excelente para dietas de perda de peso)
- Ação Anti-inflamatória e cicatrizante.
- Melhora da imunidade.
Como comprar:
A couve é encontrada o ano inteiro mas sua melhor época é nos meses frios. Escolha as folhas pequenas e bem frescas, sem partes amareladas ou escuras. Os talos devem estar úmidos e com aparência de recém-cortados. Evite as que tiverem furinhos.
Como Conservar:
A couve se conserva bem em um saco plástico na gaveta de legumes da geladeira. Dura em média 4 dias.
Como consumir:
Pode ser consumida crua, fervida ou cozida no vapor, refogada ou salteada. Pode ser acrescida em sopas e guisados.
Dicas:
- Para manter suas propriedades funcionais, evite o cozimento por mais de 8 minutos.
- Guarde sempre longe das maçãs, pois elas emitem gás etileno que deixa as folhas das couves amareladas mais rápido.
E aí, vamos aumentar o consumo deste super alimento????
Muito bom o seu artigo. Gostaria que você acrescentasse comentários sobre quais os nutrientes que ainda estão presentes na couve quando ela está amarelada. Uma pessoa disse-me que, se as folhas não estiverem mofadas, elas podem ser consumidas pois perderam apenas a clorofila e, por isso, não estão mais verdes. Você concorda com tal afirmação? Agradeço-lhe desde já por sua resposta. Cordialmente, Maria Regina
Boa tarde Maria Regina,
Primeiramente obrigado pelo seu comentário, ele é de extrema importância pra produzirmos conteúdos melhores, mesmo em postagens mais antigas. Irei repassar a sua duvida e pedido para Carolina e se possível complementaremos a matéria com novas informações – incluindo as que você deseja em breve.
Att
Assessoria CG
Eu estou fazendo uso contínuo da couve para tratamento de gastrite e refluxo, não sei ainda que resustado terei desta afirmação mas’ a forma que encontrei para amenizar a queimadura e refrescar o estômago, já que esta hortaliça na forma de suco se faz bem confortável.