As vezes você se desanima, mesmo seguindo dietas?

Olá queridos

Você já parou pra pensar porque você as vezes se desanima mesmo seguindo dietas? Parece que o resultado só não aparece em você? Treina, treina, treina e os resultados significativos demoram a aparecer? Você recusa doces, bebida alcoólica e parece que não adianta? Segue tão bem sua dieta, e ainda assim parece que não dá resultado?

Nós somos produto da evolução assim como toda vida em nosso planeta, cada organismo vivo possui suas próprias características evolutivas como cores, reflexos, visão, biotipo… Seguindo essa linha vamos imaginar que em uma luta você foi ferido por uma arma cortante, se o processo evolutivo não tivesse dado ferramentas pro nosso corpo, o ferimento não iria cicatrizar. Então a cicatrização não é mágica, é um processo extremamente complexo que envolve tempo, elementos químicos – vitamina C, proteínas, zinco, selênio, vitamina E, etc – e ferramentas disponíveis no corpo do indivíduo – sistema imunológico, tipo do sangue e sua capacidade de coagulação.

O tempo de cicatrização varia de uma pessoa para outra, o Wolverine regenera um corte profundo em média 2 minutos, um humano normal em excelentes condições e saúde perfeita 1 semana. Já o sedentário com saúde comprometida e falta de nutrientes de 3 a 7 semanas.

Quando o corte fecha totalmente fica uma cicatriz no local. Um tecido fibroso com uma textura diferente do resto da pele indicando que ali havia um ferimento, o corpo além de restaurar ainda criou uma costura adicional – reforço – para evitar que se rompa de novo em caso de novo ataque aquele local. Cada organismo tem o seu próprio tempo.

Muitos cientistas tratam o tempo como uma ilusão, aqui trataremos apenas como o tempo afeta o psicológico do indivíduo através da ansiedade e da necessidade de querer pra ontem o que não foi feito até hoje. Entendo a ansiedade em querer ver resultados rápidos, mas não tem jeito, cada corpo reage de uma maneira, cada paciente se dedica de um jeito diferente, cada um tem um objetivo diferente, 3-6-12 quilos, a mais ou a menos, então só pensando nestas poucas variáveis que citei,  já fica difícil prever o tempo que vai levar para os seus resultados aparecerem. Mas enquanto você encarar como uma “Dieta” terei sempre uma triste notícia e você sempre irá se desanimar.

Encare e deseje uma mudança nos seus hábitos alimentares, entenda como uma mudança no seu estilo de vida. Isso mesmo, mudar seu estilo de vida.

A palavra “Dieta” as vezes nos dá a impressão de que é uma coisa temporária, que você vai fazer por x meses e depois acabou. Mas e daí, depois que alcançar seus 40cm de braço ou seus 4 Kg de gordura a menos você vai parar com tudo? Se sim, você tem grandes chances de voltar ao que era antes, e se quiser ter o corpo “ideal” de novo, provavelmente você terá que recomeçar tudo outra vez.

A gente não vai conseguir passar o resto da vida sem comer 1 brigadeiro, é claro que não, mas quando você muda seus hábitos, simplesmente você não sente falta,  e quando come, um pouco já é suficiente. Quando nós mudamos os hábitos, não vai ter problema comer um arroz branco de vez em quando,  pelo contrário, vai ser até saudável, mas tudo depende da frequência e da quantidade em que você vai incluí-lo.

E quando mudamos o estilo de vida? Além de você ganhar mais saúde física, saúde mental, mais disposição tanto durante o dia normal quanto nos treinos, você vai conseguir manter o corpo bacana. E essa é uma das coisas que mais ouço dos pacientes na sua primeira consulta “eu consegui perder x quilos em x tempos, mas depois ganhei tudo de novo…. não consigo manter o peso“.
Treinando corretamente (volume x tempo x intensidade adequada para seus objetivos) + se alimentando corretamente, dieta adequada tanto em quantidade (grama de carboidrato, proteína e gordura pelo seu kg de peso) quanto a qualidade (variedade em nutrientes: cálcio, magnésio, ferro, vitamina C, Zinco, etc)  você irá ver diferenças todos os meses, mês a mês, gordurinhas indo embora, músculo aparecendo, retenção de líquido indo embora, sinais de cansaço ou fadiga sumindo, entre outros diversos sintomas melhorando. Mas não pense que você vai virar um Felipe Franco ou uma Sabrina Sato em apenas 3 meses de dieta e treino. Até porque se fosse assim, todos do planeta já teriam o corpo dos seus sonhos.
Então, nada de jogar tudo pro alto, nada de desanimar, alimentação é todo dia, o dia todo, e pra toda a vida. Então bora correr atrás de mudanças, e aos poucos ir trocando seus hábitos. Pense que o tempo vai passar de qualquer maneira, mas fazendo alguma coisa por você e pelo seu corpo, ao final dos períodos você terá grandes surpresas e irá se orgulhar de você mesmo.

Procure um um nutricionista em que você confia para te ajudar nesta mudança 😉