importância da água no corpo humano

Importância da Água no corpo humano

A importância da água no corpo humano é muito mais falada do que entendida, e neste texto vou explicar o porque ela é tão importante. Como ela é fundamental para diversas situações metabólicas vou fazer um resumo das principais funções.

A água é o principal composto químico responsável pela vida na Terra, é o nutriente mais vital para o ser humano em qualquer fase da sua vida e durante o dia todo.

Principais Funções da água no corpo humano:

1. Uma das primeiras funções da água é agir como solvente, ação fundamental para possibilitar as trocas metabólicas entre os compartimentos corporais (extracelular e intracelular), permite processos enzimáticos e bioquímicos que agem na manutenção do metabolismo corporal.

2. Ela é o meio de transporte utilizado pelo corpo humano para movimentar diversas moléculas. Tanto o sangue quanto a linfa tem como seu maior constituinte a água. Ela permite a passagem de diversas moléculas e eletrólitos, e isso possibilita que os processos metabólicos ocorram normalmente, como exemplo a produção de energia. Inclusive os nutrientes que você ingere na sua alimentação, necessitam de água para que possam ser carregados e distribuídos pelo seu corpo.

3. Também participa na formação e estruturação dos tecidos corporais como os músculos, que contém mais água que os outros 3 tipos de tecidos encontrados no corpo humano. Ou seja a água + macromoléculas contribui para dar forma não somente as células mas também ao corpo humano.

4. A água também é o principal fator responsável pela manutenção da temperatura corporal, as glândulas sudoríparas eliminam água e eletrólitos (suor) pela pele, num processo de eliminação do calor, para mantermos a temperatura corporal saudável.

5. A lubrificação das partes móveis do corpo ocorre pela presença de moléculas altamente hidrofílicas que mantém várias camadas de água ligadas a elas, articulações e cartilagens hialina.

6. A comunicação entre os músculos e nervos dependem do fluxo de corrente elétrica dentro e fora das células, para isso a concentração de eletrólitos deve estar dentro dos limites para exercer esta função.

Volume de água no corpo humano:

O volume corporal de água num homem chega a variar de 50-70% do peso corporal, e nas mulheres 45-55% do peso total. Esses valores também dependem da quantidade de gordura acumulada, pois o tecido adiposo possui pouca água em sua composição. A quantidade de tecido adiposo corporal varia em média de 10-40% do peso corporal total, e a medida que o tecido gorduroso aumenta, a quantidade de água diminui, por esse motivo as mulheres apresentam menos água corporal total do que os homens, pois possuem mais gordura acumulada.

Ingestão e perdas de água no organismo:

Para estimar a necessidade diária no corpo humano são necessários avaliar diversos fatores como:

  • Temperatura corporal
  • Nível de atividade física
  • Idade
  • Necessidades metabólicas
  • Perdas funcionais
  • Peso Corporal

O fornecimento de água para o corpo podem ocorrer de 3 maneiras distintas, ingestão de líquidos, consumo de alimentos, principalmente frutas e alguns vegetais que possui grande quantidade de água em sua composição, e o metabolismo corporal, que os próprios processos químicos que ocorrem liberam água disponível, porém representam cerca de 25% da necessidade diária, sendo então de extrema importância a sua reposição.

Desidratação:

A desidratação pode ser definida como uma condição clínica deficiente em água onde houve perda de 6% ou mais do peso corporal. Os sinais e sintomas para este diagnóstico são:

  • pele seca
  • língua pastosa
  • órbitas escavadas
  • eliminação de urina menor que 500ml em 24 horas.
  • sensação de sede constante.
  • perda de peso recente.

A desidratação extracelular representa perda de água e eletrólitos, e a quantidade de ions retidos dependem das causas da desidratação.

A desidratação celular é decorrente da restrição de água e perda excessiva de líquidos por exposição prolongada ao sol, febre elevada e hiperpneia excessiva. Nessas situações ocorrem perdas extremas de água pelos pulmões e pela pele, combinadas a restrição de líquidos, o que leva a hipernatremia. Os volumes dos fluidos reduzem de forma grave, o sangue se torna mais viscoso, a urina fica muito concentrada e volume reduzido. Podendo levar a delírios, convulsões e até mesmo o coma.

Ingestão adequada:

IdadeRecomendação (litros/dia)
1-3 anos:1,3 L/dia
3 a 8 anos 
Meninos:2,4 L/dia
Meninas:2,1 L/dia
14 a 18 anos 
Homens:3,3 L/dia
Mulheres:2,3 L/dia
19 a 70 anos 
Homens:3,7 L/dia
Mulheres:2,7 L/dia

Fonte: Intitute of Medicine.

Como é um tema muito extenso, terão outras matérias relacionadas a hidratação e desidratação no site. Este texto é apenas um introdutório sobre a importância da Água em nosso organismo.

Se você tem dificuldade de toma-la pura, nesta matéria ensino a fazer uma alternativa deliciosa que são as saborizadas, Clique AQUI

Esse conteúdo tem a pretensão de ser atemporal, portanto, caso você que está lendo encontre falhas com referência, por gentileza entre contato pelos comentários.

Referências Bibliográficas:

Guyton A.C. Tratado de Fisiologia Médica. 12 ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 2011.

Junqueira, L.C. Carneiro, J. Histologia básica. 11 ed. Rio de Janeiro. GUanabara Koogan, 2008.

Cozzolino, S. M. F.; Cominetti, C. Bases Bioquímicas e fisiológicas da nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença.Editora Manolle, 2013. 1 ed. São Paulo-SP. Brasil.

Institute Of Medicine. Dietary References intakes for water, potassium, chloride and sulfate. Washington D.C. National Academic Press, 2004.

Um comentário em “Importância da Água no corpo humano”