Suplemento alimentar

Suplementos Alimentares – Parte 2

Os suplementos alimentares são aqueles que servem para complementar calorias e/ou nutrientes de uma dieta diária. Pode ser utilizado quando a alimentação não é suficiente ou mesmo para ajudar na praticidade do dia a dia.

Os suplementos alimentares podem ser divididos entre: repositores energéticos, repositores hidreletrolíticos, suplementos proteicos e suplementos hipercalóricos.

Repositores Energéticos:

Apresentam no mínimo 75% de carboidratos em sua composição, mas o normal é de 90%. Podem ser apenas uma fonte de carboidratos como maltodextrina, dextrose ou um blend de carboidratos, que é a junção de mais de uma fonte de carboidratos, entre os simples e complexos.

Os repositores energéticos também podem ter adição de algumas vitaminas e minerais. E além disso, podem ser encontrados na forma de líquidos, gel, barras ou pós.

Normalmente são utilizados durante ou após a atividade física, porém, existem diversas estratégias para a utilização, vale a pena conversar com seu nutricionista antes de iniciar uma suplementação por conta.

Exemplos:

Repositores Hidreletrolíticos:

São suplementos formulados pela concentração variada de eletrólitos (sódio e cloreto) + concentrações variadas de carboidratos (glicose, frutose, waxy maize, etc).

O objetivo dos repositores hidreletrolíticos é a reposição de água e eletrólitos perdidos durante a atividade física. A osmolalidade deve estar próxima de 15% da osmolalidade plasmática (285 mOsm/L).

Sua indicação é de consumir após exercícios de mais de 2 horas de duração, ou quando praticado ao ar livre, com sol, e atividades muito intensa, normalmente quando há muito suor e perda de sais.

Exemplo:

Hipercalóricos e/ou compensadores:

São suplementos alimentares completos, pois possuem carboidratos de diferentes índices glicêmicos, proteínas de Alto Valor Biológico (Blends) e ainda vitaminas e minerais. Desta forma fica mais fácil alcançar uma dieta de alto valor calórico. A maioria dos suplementos hipercalóricos não contém lipídeos.

Indicado para pessoas que necessitam de um consumo muito alto de calorias/dia ou que tem dificuldade em se alimentar, doenças ou falta de apetite.

Grupo Alimentar: Recomendações da Composição:
Carboidratos Menos de 90% das kcal do produto.
Proteínas Mínimo de 65% de proteínas de Alto valor Biológico
Lipídios Até 1/3 de gordura monoinsaturada e 1/3 de poli-insaturada.
Vitaminas e Minerais Não podem ultrapassar as DRIs.

Exemplos:

Suplementos Hiperproteicos

São produtos a base de proteínas, que servem pra complementar a ingestão diária de proteínas na dieta. As necessidades proteicas aumentam com o tipo de exercício praticado, intensidade, duração e frequência.

Estudos científicos demonstram que a suplementação com proteínas é eficaz para manutenção, reparação e a síntese proteica em resposta ao treinamento físico.

Importante frisar que o aumento do consumo proteico na dieta acima do recomendado não melhora o resultado, porque há um limite de acúmulo de proteínas nos diversos tecidos.

Exemplos:

 

Referências Bibliográficas:

MCARDLE, W. D. Et al. Nutrição para o Desporto e o Exercício. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S. A., 2001.

CARVALHO, T.; Et al. Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica
e potenciais riscos para a saúde.  Rev Bras Medicina e Esporte. Vol 15, n 3. 2009.

Um comentário em “Suplementos Alimentares – Parte 2”

  1. Olá tudo bem? Gostei do seu post e tomei a liberdade de compartilhar com meus contatos do whatsapp esse tipo de artigo tem me ajudado bastante, vou começar acompanhar seu blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *