A introdução alimentar é uma fase muito importante para o seu bebê. É o momento onde você começa a formar os hábitos nutricionais, a saúde da criança e também pode afetar a aceitação dos alimentos mais saudáveis desde a infância até a vida adulta.
A escolha dos alimentos a oferecer e quando oferecer ao seu bebê, diminui as probabilidades do desenvolvimento de alergias e intolerâncias alimentares em todo o decorrer da vida da criança. Também melhora a programação metabólica para o equilíbrio corporal e um adequado desenvolvimento físico.
A programação metabólica é o conceito de que todo o evento que acontece com o indivíduo, na vida intra-uterina, na amamentação e na introdução alimentar, pode ter repercussões na vida adulta.
Por isso este momento é tão importante. São esforços e cuidados que refletirão diretamente na saúde do seu filho, tanto no ponto de vista nutricional quanto no seu desenvolvimento físico e saúde de um modo geral.
Em nossas consultas vou te ensinar os pontos mais importantes sobre como e quando introduzir os novos alimentos, tudo baseado em evidências científicas.
Falaremos sobre o que é o método BLW (Baby Led Weaning-desmame guiado pelo bebê) e o método tradicional de introdução alimentar, e o mais importante, conhecendo as duas metodologias você pode eleger o que acha melhor para seu bebê, ou até mesmo realizar a introdução alimentar mista.
A recomendação para este trabalho é de 2 encontros dos 6 aos 12 meses de vida. Em cada uma destas etapas serão introduzidos determinados alimentos. Esses períodos são determinados para diminuir a incidência de alergias e intolerâncias alimentares possíveis que o bebê pode desenvolver nesta fase.
Podem ser feitas mais de 2 consultas caso você sinta necessidade de mais apoio e suporte nesta fase, queira trocar experiências comigo, contar suas dificuldades e estabelecermos estratégias. Principalmente se for realizada a introdução alimentar mista, onde utilizaremos o método tradicional e o método BLW (Baby Led Weaning) ao mesmo tempo.