Você sabe identificar os nomes estranhos dos açúcares?
Os rótulos dos alimentos são uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo, principalmente para evitar os falsos alimentos saudáveis.
Dias atrás estava lendo o rótulo de uma granola que dizia ser sem açúcar, porém quando fui conferir a lista de ingredientes, tinha mel e glucose na composição!
Esse tipo de situação é comum, pois a indústria utiliza diversas nomenclaturas para definir os “derivados de glicose”, ou seja, no final das contas são açúcares do mesmo jeito.
Outros nomes para o açúcar:
Glicose, sacarose, frutose, lactose, dextrose, maltodextrina, açúcar invertido, extrato de malte, amido, maltose, xarope de glicose, açúcar mascavo, mel, melaço, xarope de milho.
Fique atento! É claro que muitos desses açúcares são encontrados diretamente nos alimentos in natura, e tudo bem. O cuidado deve ser com aqueles alimentos industrializados, que podem conter muitas vezes mais de um tipo de açúcar em sua composição.
O melhor é o produto mais natural possível, com uma lista curta de ingredientes e com a menor quantidade de aditivos químicos na composição!
Estudos indicam que aqui no Brasil em média 24% das pessoas sempre leem os rótulos dos alimentos – 65% às vezes e 11% nunca leem os rótulos e desse percentual apenas 60% sabem a diferença entre light e diet.
A lista de ingredientes é a única maneira atual de estimar a presença e a quantidade relativa de açúcares de adição de forma qualitativa (maior ou menor do que outros ingredientes). Todos os ingredientes devem constar em ordem decrescente de proporção.
Existem diversos aditivos que como adoçantes artificiais (aspartame, sucralose, sorbitol, sacarina, acessulfame, poli dextrose), conservantes, acidulantes, corantes, é sempre bom evitar.
Dúvidas? É só deixar nos comentários! Compartilhe esse post com alguém importante e salve para toda vez que for ao mercado dar aquela olhadinha!