alimentos proibidos e permitidos em viagens de avião

Alimentos permitidos e proibidos para viagens de Avião

Estamos naquela época booooa de férias e viagens, mas fica aquela dúvida, quais alimentos eu posso ou não levar nas viagens de avião? Vou ter que fugir da minha dieta?

Sabemos que dependendo da linha que utilizará para fazer suas viagens de avião os lanches e alimentos distribuídos pelas companhias aéreas não são nem de longe gostosos e nutritivos ou mesmo, saudáveis. E ainda, se pensarmos nos valores aplicados nos produtos que são vendidos dentro aeroportos, sabemos que não compensa, muitas vezes os valores aplicados chegam a 3-4x a mais do que o valor normal do produto.

Pensando nisso organizei algumas informações para diminuir a preocupação de vocês, que alimentos podemos carregar nos aviões de viagens. 

Para ambos os tipos de voos, nacionais e internacionais:

Medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais (suplementos nutricionais e esportivos) poderão ser transportados na quantidade necessária à utilização no período total de voo (incluídas eventuais escalas) e deverão ser apresentados no momento da inspeção de segurança. Importante levar sua prescrição em mãos, e a prescrição deve estar no mesmo nome do passageiro.

Voos nacionais:

Alimentos e bebidas não alcoólicas: a empresa aérea não pode impedir que o consumidor ingresse na aeronave com seu próprio alimento e bebida não alcoólica para consumo imediato (levado de casa, adquirido dentro ou fora da área de embarque), pois não há norma que proíba tal ato. Mas o consumidor deve ter bom-senso para que seu alimento não incomode os outros passageiros.

Se carregar alimentos, devem ser em embalagens que evitem vazamento e mau cheiro. Viagens nacionais são mais tranquilas, pode levar sanduíches, barrinhas de cereais (das saudáveis gente, por favor), frutas,  salgados marombas, marmitinhas, etc, apenas embalar bem.

Bagagens de mão: O peso total não deve exceder 5 kg e a soma das dimensões da bagagem (comprimento + largura + altura) não ultrapasse 115 cm.

Voos internacionais:

Para as viagens internacionais é necessário maior atenção.

Não é permitido nenhum produto que tenha em sua composição ingrediente de origem animal pode ser carregado por passageiros domésticos. Doce de leite, carnes, presunto, queijos, peixes (secos ou frescos), por exemplo, não podem ser levados do Brasil nem trazidos de outros países, para evitar riscos à saúde humana e à pecuária nacional, podendo transmitir pragas ou doenças. Vegetais frescos, in natura, também sofrem restrições, assim como plantas, sementes (inclusive as castanhas e nozes, permitido somente de forem industrializadas e lacradas como exemplo os da marca Uniagro que temos aqui no Brasil), peles e tabaco. Apenas produtos de origem vegetal com um grau de processamento maior estão liberados para viagens internacionais.

Fazem parte da lista produtos permitidos como óleos, alcoóis, frutos em calda, chocolate, café torrado e moído, gomas açucaradas, frutas e hortaliças pré-cozidas, vinagre, picles, vegetais em conserva, arroz, farinha e erva-mate industrializada. Basicamente todos os alimentos industrializados e com rotulagem.

Restrições para o transporte de líquidos:

Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm;

A embalagem plástica deve ser apresentada na inspeção de embarque de passageiros, sendo permitida somente uma embalagem plástica por passageiro.

Para vôos Internacionais eu ainda sugiro consultar a empresa aérea que você utilizará para saber sobre o sistema de bagagem de mão adotado no país de destino.

Referências:

http://www.agricultura.gov.br/comunicacao/noticias/2010/12/alimentos-permitidos-em-viagens-internacionais

http://www.idec.org.br/em-acao/revista/motoristas-desinformados/materia/pode-ou-no-pode

3 comentários em “Alimentos permitidos e proibidos para viagens de Avião”

  1. Eu gostaria de mais informações sobre nutrição, pois estou fazendo já exercício regularmente! Mais preciso de orientação tenho muita dificuldade de perder peso , não estou em condições de pagar p ter um acompanhamento nutricional, queria saber o que comer ! Vc pode me ajudar onde encontro orientação no seu site, desde já agradeço tchau!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *