Ano novo e velhas promessas

Ano Novo, velhas promessas ?

O Ano novo é uma fase de fazer um balanço e refletir sobre as nossas vidas. Avaliar o que queremos para nós, o que já alcançamos e o que vamos planejar para o futuro.

Como nutricionista vejo que muitos dos objetivos e promessas do ano novo envolvem corpo, saúde e estética. É comum ouvir frases do tipo: “esse ano vou ser fit” “esse ano vou ser magra” esse ano vou ficar forte” “esse ano vou ser saudável”. Essas são algumas das frases que sempre estão na listinha de metas e desejos para o novo ano.

O problema é que muitos desses desejos, perdem sua força logo no primeiro mês do ano, ou no máximo aguenta até o carnaval. E porque isso acontece?

Porque você pode estar estabelecendo metas muito distantes da sua realidade. Tentar dietas malucas, ou milagrosas porque está em busca de um resultado imediato pode ser um dos motivos que te fazem repetir todos os anos este desejo de ser mais saudável.

As dietas da moda não funcionam?

Primeiro ponto:

Em sua grande maioria podem até funcionar. O problema é que acabam funcionando por um curto período de tempo.

O problema é que normalmente são dietas coisas muito difíceis de se manter. São difíceis porque fogem da sua realidade, ou fogem da nossa cultura alimentar. Cultura essa que foi implementada muitas vezes quando ainda eramos crianças passadas pelos nossos pais.

E aí é que vem o problema, porque se não conseguimos manter, logo largamos e la vem o peso outra vez. Junto vem aquela sensação de impotência, de fraqueza, ou ainda, de que é algo realmente impossível de acontecer ou de alcançar.

Segundo ponto:

Outra situação que pode ocorrer realizando dietas malucas ou muito restritivas são as alterações do seu metabolismo. E uma vez que o seu metabolismo muda e fica mais lento, depois de um tempo o seu peso volta e seus resultados são perdidos e todos aqueles esforços difíceis de seguir foram por água abaixo.

Efeito de dietas hipocalóricas em adolescentes obesos

Um exemplo é este artigo foi avaliado o efeito de dietas hipocalóricas em adolescentes obesos por 6 semanas. No final os resultados até demonstraram perda de peso, porém, reduziram também o metabolismo de repouso em 10% e hormônio T3 em 23,4%.

É muito difícil manter uma dieta hipocalórica constantemente, e aí o peso volta. E esse é só um dos diversos exemplos que temos das mais diversas dietas.

Não existe um milagre, uma pílula magica, um único alimento milagroso, existe é uma soma de esforços que devem ser repetidos até que isso se torne um hábito.

“O sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos todos os dias”.

Robert Collier:

O que fazer para quebrar esse ciclo de velhas promessas?

1. Identifique seus Pontos Fracos:

Procurar avaliar quais são seus gatilhos mentais que te fazem sair da sua rotina.

Sabemos que certas comidas desencadeiam librações hormonais de prazer e satisfação, mas são apenas sensações momentâneas. E depois, vem o peso e a sensação de culpa.

Identificando seus gatilhos mentais, você pode redirecionar sua atenção quando algum destes alarmes soarem. Quando perceber, troque seu foco, faça outra coisa que te de satisfação e alegria. Se esforce para superar aquela “fraqueza”, porque depois de vencido, a sua sensação de ter se superado vai ser incrível.

2. Elimine o jogo das desculpas:

É muito comum virem pensamentos do tipo: “Hoje estou muito estressada, mereço um ….” ou então “ahh, só hoje, segunda recomeço tudo outra vez”.

Usamos desculpas para confortar a nós mesmos, porque é muito difícil lidar com nossos próprios defeitos e fracassos.

Porém, pensamentos deste tipo, só vão atrapalhar você no seu propósito, comece a mudar seus pensamentos nesta hora, não de desculpas pra você mesmo/a.

3. Alie a saúde com o prazer de comer:

  • Aumentar o número de coisas que você está habituado a comer. Muitas vezes é necessário comer um alimento mais de 10 vezes para que seu paladar se acostume com aquela comida, até que se torne um alimento comum. Costumo sempre lembrar nesta hora do sushi, que muitas pessoas não gostam de comer, mas dizem querer aprender, e se esforçam para isso, e realmente acabam gostando.
  • Pesquises novas receitas, faça um curso de culinária saudável. Quanto mais intimidade e conhecimento você tiver na cozinha, mais criatividade usará para manter a alimentação saudável.
  • Procure e conheça diversos temperos, eles dão sabor a nossa comida. Existem uma infinidade de condimentos, ervas e especiarias que você pode utilizar e sempre criar novos sabores. Como sempre falei no consultório, eu não sigo regras para os temperos, vou comprando e vou testando com diversas preparações. Sempre tem um gostinho diferente, uma corzinha um aroma que alegra.

4. Mude Hábitos

Se organize, organize uma grade de horários para o seu dia.

Reserve sua hora de exercícios, programe seu horário de dormir, horário das suas refeições, trabalho, seu descanso e lazer.

Comece Organizando os horários do seu dia, seu corpo tende a se acostumar com mais facilidade as novas tarefas. Se você treinar no mesmo horário, dormir no mesmo horário, comer no mesmo horário, seu corpo tende a se acostumar muito rápido, pois nosso corpo é feito para seguir rotinas e horários, inclusive baseado no claro e escuro do dia (deixa pra outra matéria que aqui tem muiiito conteúdo, rsrsrs).

Use um pedaço do seu final de semana para fazer as compras de comida pra sua semana. Deixe suas frutas e verduras limpinhas, as comidas mais demoradas como arroz integral, feijão, carnes temperadas, já tudo prontinho. Esta organização é fundamental para manter a rotina alimentar.

Procure alegria nas pequenas coisas do seu dia a dia, se alegre em cuidar de você, em alcançar um dia a mais de saúde. Cada dia que passa você sobe um degrau a mais dos seus objetivos. E no final de 1 ano, você terá subido 365 degraus rumo ao sucesso.

E aí, Bora colocar estas tarefas em prática?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *