com evitar lesões com a dieta

Como evitar lesões com a dieta

Frequentemente atendo atletas e pessoas que começaram a praticar atividade física com problemas relacionados a lesões e desconfortos físicos, a boa notícia é que a nutrição é nossa aliada e temos diversas estratégias muito eficientes.

A maioria das lesões acontece em ambientes de treinamento, quando o atleta tenta ultrapassar seus limites, mas não possui o suporte necessário ou quando iniciantes começam a adquirir confiança no esporte. Essa busca de maneira exaustiva, sem orientação adequada (o que acontece frequentemente), pode contribuir para o aumento do risco de lesões que inviabilizam a prática do esporte.

Primeiro precisamos pensar nos fatores que levam às lesões: falta de condicionamento físico, execução biomecânica inadequada, baixa disponibilidade de macro e micronutrientes e recuperação.

Nenhuma estratégia é eficiente isoladamente, por isso precisamos pensar na dieta em sua totalidade, desde a ingestão adequada de calorias até os nutrientes específicos para manutenção muscular, saúde dos tendões e ligamentos.

Principais cuidados na sua alimentação:

  • Dieta Especializada:
    Nenhum suplemento prevenirá a lesão quando a base não está sendo bem feita
  • Dieta anti-inflamatória:
    O estress oxidativo é o principal agente causador de sessões. Uma dieta anti-inflamatória rica em antioxidantes e fitoquímicos é indispensável. Exemplos: ômega 3, Curcumina e Vitamina E.
  • Manutenção óssea:
    Cálcio, magnésio, vitamina D e lisina.
  • Recuperação:
    Hidratação, eletrólitos e aminoácidos;
  • Tendões e Ligamentos:
    Vitamina C, colágeno hidrolisado e Silício.

Em particular, ingestão de aminoácidos e proteínas, antioxidantes e ômega-3 recebem atenção especial devido aos seus papéis terapêuticos na prevenção da perda muscular e resistência anabólica, além de promover a recuperação de lesões.

A prevenção e recuperação de lesões está apoiada em uma dieta que atenda as necessidades metabólicas do atleta em cada fase, desde o indivíduo sedentário que começou agora a praticar exercício até o atleta de ponta que busca o desempenho competitivo.

Se você precisa de uma dieta personalizada para suas necessidades eu posso te ajudar!

Dúvidas? É só deixar nos comentários! Compartilhe esse post com alguém importante e salve para ver depois!