Deficiência da enzima lactase

Intolerância à Lactose

O que é Intolerância a Lactose:

A Intolerância à lactose é a intolerância a carboidrato mais comum e afeta pessoas de todos os grupos etários, a condição é prevalente na população mundial, especialmente em negros, asiáticos e sul-americanos. É a incapacidade de digerir o açúcar do Leite.

Lactose:

A Lactose é um dissacarídeo composto de glicose e galactose; o principal açúcar encontrado no leite de mamíferos.

Causa:

A Intolerância a lactose é causada por uma deficiência da lactase, uma enzima intestinal que tem a capacidade de digerir o açúcar do leite, transformando a lactose em glicose e galactose. A lactose que não é hidrolisada em galactose e glicose permanece no intestino e atua osmoticamente para atrair água para o intestino. As bactérias colônicas fermentam a lactose não digerida, gerando ácidos graxos de cadeia curta, dióxido de carbono e gás hidrogênio.

Classificação:

Existem três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos. São eles:

1. Deficiência congênita da enzima:

É um defeito genético muito raro, no qual a criança nasce sem a capacidade de produzir lactase. Como o leite materno possui lactose, a criança é acometida logo após o nascimento.

2. Diminuição enzimática secundária a doenças intestinais:

Pode ser secundária a uma infecção do intestino delgado ou destruição das células mucosas por outras causas. É bastante comum em crianças no primeiro ano de vida e ocorre devido à infecções ou outras condições como diarréia persistente, síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) ou giardíase, pois há morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase). Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária de lactase até que estas células sejam repostas.

3. Deficiência primária ou ontogenética:

Estatisticamente é o tipo é o mais comum na população. Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase. O declínio da lactase; é comumente conhecido como hipolactasia. A hipolactasia do tipo adulto é o tipo mais comum de deficiência de lactase.

Diagnóstico:

A intolerância à lactose pode ser diagnosticada por:

1. Uma história de sintomas gastrointestinais que ocorrem após a ingestão de leite.
2. Teste de tolerância à glicose anormal;
3. Teste para níveis anormais de hidrogênio na exalação;
4. Teste de acidez das fezes, produzidos pela me digestão da lactose.

Dieta:

Não existe tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas os sintomas podem ser controlados pela dieta, consumindo alimentos com teor reduzido, ou mesmo ausente, de lactose. O controle da dieta para pessoas intolerantes depende de se experimentar os limites que cada um suporta.
Também já existe a possibilidade de comprar a enzima Lactase em cápsulas nas farmácias, conforme indicação nutricional ou médica.

Alimentos PROIBIDOS:

– Leite de vaca, queijos, manteiga, requeijão e demais derivados do leite;
– Preparações à base de leite (bolo, pudins, cremes, etc);
– Bolachas e biscoitos que possuam leite em sua composição.

Alimentos PERMITIDOS:

– Carnes em geral;
– Pasta de vegetais como de amendoim, castanhas, manteiga guee e geléias;
– Todas as leguminosas (feijão, vagem, lentilha,…);
– Arroz e cereais em geral;
– Todas as verduras e legumes;
– Leite de soja, queijo tipo tofu, derivados de soja;
– Pães e bolachas que não possuam leite em sua composição.

Receitas aqui no blog com a soja:

Receita de Tofu

Bolinhos de Soja

Leite de soja e Okara

Hoje, existem no mercado leites com teores reduzidos de lactose, açúcar natural do leite, sem prejuízo para o sabor ou para o valor nutritivo. São encontrados em farmácias ou supermercados. Muitos pacientes os utilizam sem qualquer efeito adverso. Isso é possível porque as indústrias adicionam a enzima lactase ao produto. Pode-se também lançar mão de produtos industrializados como suplementos e complementos nutricionais que sejam totalmente isentos de leite e ofereçam calorias, proteínas e cálcio em quantidades adequadas.

Lembrando que a intolerância a lactose é um problema de saúde que requer a sua exclusão, porém, pessoas saudáveis não precisam nem devem consumir os produtos especiais para intolerantes a lactose 😉

Referências:

– MAHAN, l. Kathleen. ESCOTT-STUMP, Sylvia. KRAUSE: alimentos, nutrição e dietoterapia. 10. ed. São Paulo: SP. Rocca, 2002.
– www.virtual.epm.br/material/ tis/curr-bio/trab2001/grupo1/diagnostico
– http://cvdii.bireme.br/tiki-read_article.php?articleId=8

2 comentários em “Intolerância à Lactose”

  1. NAMORO UMA PESSOA QUE E INTOLERANTE A LACTOSE. TRANSMITE POR BEIJO OU RELAÇÃO SEXUAL? SE DER BEIJO NA BOCA TRANSMITE A DOENÇA PARA A PESSOA QUE NAO TEM INTOLERANCIA LACTOSE?

    1. Olá ALex
      Intolerância a lactose não se transmite de uma pessoa para outra de nenhuma maneira, na verdade a intolerância a lactose é uma deficiência de enzimas ou diminuição de enzimas que digerem o açúcar do leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *