o que comer no pré-treino e no pós-treino

O que comer no pré-treino e no pós-treino?

O que comer no pré-treino e no pós, é uma dúvida muito comum, mas é mais simples do que vocês imaginam quando pensamos em desempenho esportivo.

Uma alimentação equilibrada é fundamental para ter um bom desempenho em suas atividades físicas. Evite praticar exercícios sem se alimentar, pois seu rendimento físico diminui e você pode estar perdendo massa muscular.

O que comer no Pré-treino:

A refeição pré-treino deve ser rica em carboidratos, pois melhora a sua performance.

Exemplo: frutas, suco natural, pão com geleia ou mel, cereais, bebidas esportivas com adição de carboidratos, etc.

Lembrando que estas recomendações são para desempenho esportivo e não para emagrecimento, pois no caso do emagrecimento é necessário estratégias diferentes.

E durante o treino?

Durante o treino o mas importante é a hidratação constante. Toma água sempre que possível.

Caso suas atividades ultrapassem de 50 minutos você pode começar a pensar em introduzir bebidas com adição de carboidratos durante a atividade física.

Exemplo: água de coco, bebidas esportivas como Gatorade e semelhantes, maltodextrina ou dextrose diluída em água.

O que comer no Pós-treino:

A refeição pós treino tem o objetivo de acelerar sua recuperação muscular, diminuir o cansaço e favorecer um estado de crescimento muscular (hipertrofia).

Neste momento além de conter carboidratos, você pode pensar em combinações que forneçam mais proteínas.

Exemplo: vitamina de frutas com aveia + esfiha de carne, sanduiche de requeijão ou cottage com peito de frango desfiado e uma saladinha, ovos cozidos com suco de frutas, etc.

Não esqueça de se hidratar

É muito importante o consumo de água e líquidos durante todo o dia em que você fizer exercícios. A desidratação prejudica as reações metabólicas (o funcionamento do seu corpo); provoca cansaço, câimbras, falta de concentração, diminuição da força e resistência; superaquecimento corporal.

Hidrate-se!! Consuma sucos naturais, água de coco, chá de ervas, vitamina de frutas, bebidas esportivas (quando necessário), etc.

Espero que estas orientações do que comer antes e depois dos seus treinos te ajude a melhorar seu desempenho esportivo!

6 comentários em “O que comer no pré-treino e no pós-treino?”

    1. Olá Alex, tudo bem?
      A utilização da dextrose aumenta sim a glicemia do sangue, mas não o torna diabético ao longo do tempo. Seu consumo deve ser adequado para seu peso e intensidade do treinamento, caso seja excessivo acabará se transformando em gordura corporal. Sendo diabéticos deve ter muita cautela ao ingerir carboidratos, pois se não utilizado corretamente pode ser bastante problemático.
      O melhor a fazer é consultar um nutricionista de sua confiança.
      Um abraço.

  1. Olá, gostaria de saber se almoço antes ou depois de treinar, pois vou para academia no horário do almoço e estou com dúvida, pois já tiveram pessoas que me falaram antes e outras depois???

    1. Olá Vanessa
      Sugiro almoçar após o treinamento, até porque treinar após o almoço você pode passar um pouco mal. Só não vá treinar em jejum, faça um pequeno lanche ou invista em suplementos pré treino.
      Um abraço. 😉

  2. qual o melhor horario que vc me recomendaria pra treinar.manha,tarde ou noite tendo como meu objetivo a hipertrofia ganho de massa muscular principalmente bracos.desde ja agradeco um grande abraco.

    1. Oi João, muita gente prefere treinar a noite para hipertrofia. Porém vai muito de pessoa pra pessoa. Pessoas que são do dia é melhor treinar pela manhã, pois estará bem disposto e pode caprichar mais no treino, e se deixar para noite pode ser que já esteja tão cansado que acabe desistindo de treinar. Caso seja uma pessoa noturna aproveita e treina a noite, assim, terminou de treinar, come bem, toma um banho e parte pro sono, para que o músculo comece a se reconstruir. 😉