Reembolso para planos de saúde

Conforme mencionado anteriormente existem dispositivos legais que garantem o atendimento nutricional clique aqui para ver mais. Os pacientes que quiserem realizar o reembolso precisam seguir os passos certos para melhorar suas chances de ser reembolsado, conforme veremos a seguir.

  1. Passar por uma consulta médica e pedir a solicitação – encaminhamento – para um nutricionista.
  2. Agendar uma consulta estando preparado para arcar com os custos normais caso o plano se negue.
  3. Solicitar a nutricionista que o atende um recibo de atendimento e encaminha-lo ao seu plano para reembolso.

Da experiência que possuímos, os ressarcimentos acontecem de 100% a 50% do valor da consulta com relativa facilidade – porem não temos como garantir. Existem planos que são mais flexíveis, outros é necessário entrar no juizado especial para garantir seus direitos e na maioria das vezes os planos perdem essas ações.

Planos de saúde e dificuldade de adesão

Por questões financeiro/administrativas os profissionais em nutrição possuem um custo elevado ao plano de saúde. Mesmo existindo mecanismos jurídicos que reconhecem a profissão, os planos fazem o que podem para dificultar o trabalho do nutricionista. A burocracia e o valor oferecido pelos planos, praticamente inviabilizam qualquer iniciativa.

Outra solução encontrada por eles é ter suas próprias nutricionistas em suas sedes que realizam apenas a orientação nutricional.

Diferença entre orientação nutricional e consulta nutricional

Os convênios de saúde (planos) possuem suas próprias nutricionistas. Elas realizam a orientação nutricional, que trata-se de um atendimento rápido com respostas a algumas duvidas e uma cópia de orientações básicas de alimentação sem aprofundamentos.

Consulta nutricional é o atendimento especializado com aspecto mais completo onde todas as informações pertinentes são coletadas – exames, medidas, anamnese – e com base nelas é realizado a entrega de um plano alimentar – dieta – suplementação e orientações pertinentes a cada caso.

 Gostaríamos que os planos de saúde enxergassem os nutricionistas como um investimento no indivíduo e em sua qualidade de vida. Bons hábitos alimentares nos fazem ficar menos doentes, consequentemente usando menos plano de saúde, gera mais economia a empresa e mais saúde aos seus cooperados.