O consumo de suplementos nutricionais e esportivos é cada vez mais crescente nos dias de hoje. A busca pelo corpo saudável ou mesmo pelo corpo estético dos sonhos é algo que seduz e atrai um publico cada vez maior.
A porcentagem de atletas que consomem suplementos, dentro da população de atletas, não é significativamente maior do que a porcentagem de não-atletas em comparação ao seu respectivo grupo.
Mas será que realmente é necessário que a maioria das pessoas consuma algum tipo de suplemento esportivo?
Principais justificativas do Uso de suplementos:
- Necessidade de compensar uma dieta ou estilo de vida inadequado
- Atender uma suposta “necessidade energética” induzida pelo treinamento
- Melhorar a performance
- “Acelerar resultados” estéticos possíveis
Tipos de Suplementos:
Suplementos Alimentares:
Aqueles que servem para complementar calorias e/ou nutrientes a dieta diária do indivíduo, quando a alimentação não é suficiente.
Suplementos Ergogênicos:
Definição:
adj (ergo1+gênico) Med Que aumenta a capacidade para o trabalho corporal ou mental, especialmente pela eliminação de sintomas de fadiga: Droga ergogênica.
O que são Suplementos segundo ANVISA?
Segundo RDC n° 18 / 2010 da ANVISA que dispõe de alimentos para atletas:
Art. 4º Para efeito deste regulamento são adotadas as seguintes definições:
I – atletas: praticantes de exercício físico com especialização e desempenho máximos com o objetivo de participação em esporte com esforço muscular intenso;
II – suplemento hidroeletrolítico para atletas: produto destinado a auxiliar a hidratação;
III – suplemento energético para atletas: produto destinado a complementar as necessidades energéticas;
IV – suplemento proteico para atletas: produto destinado a complementar as necessidades proteicas;
V – suplemento para substituição parcial de refeições de atletas: produto destinado a complementar as refeições de atletas em situações nas quais o acesso a alimentos que compõem a alimentação habitual seja restrito;
VI – suplemento de creatina para atletas: produto destinado a complementar os estoques endógenos de creatina;
VII – suplemento de cafeína para atletas: produto destinado a aumentar a resistência aeróbia em exercícios físicos de longa duração;
VIII – PDCAAS (Protein Digestibility Corrected Amino Acid Score): escore aminoacídico corrigido pela digestibilidade da proteína para a determinação de sua qualidade biológica.
Próximos temas:
Esta matéria foi uma introdução para uma série de 3 que pretendo escrever, falar sobre os suplementos nutricionais e esportivos e seus principais tipos.
Existe evidencias científicas que comprovem a eficácia e segurança destes suplementos?
Pretendo abordar em próximas matérias e também falar sobre os principais suplementos que possuem evidências científicas. O que posso te adiantar, é que de uma grande lista de suplementos existentes no mercado, poucos possuem comprovadamente a eficácia e a segurança destes suplementos.
Ainda vale lembrar que além disso também existe muita adulteração dos suplementos por parte das empresas, tanto nacionais como internacionais. Falo um exemplo que tivemos aqui no Brasil nesta matéria: Clique Aqui
Por isso priorizo uma alimentação segura e equilibrada para nossa saúde, utilizando os suplementos realmente como um complemento ou para suprir uma deficiência nutricional.
Referências Bibliográficas:
http://portal.anvisa.gov.br/
BURKE, L. M. et al. Dietary supplements in sport. Sports Med. Jan.;15. 1993