temperos para frango

Temperos que combinam com a carne de frango

Os temperos que combinam com a carne de frango estão listados aqui abaixo, mas não é porque listei os principais que você não pode criar outras opções. Você pode preparar com uma combinação entre eles, escolhendo 2 a 3 opções a cada vez, até encontrar seus sabores preferidos.

Lembre-se cozinha é criatividade, é aproveitar o que você já tem em casa, é testar, experimentar, errar, testar de novo até acertar o seu paladar.

Vou listar os melhores temperos para o frango, e claro, dar uma pitada de saúde, ensinando os benefícios de cada tempero. Assim, também pode ajudar você na sua escolha antes da preparação baseado na sua necessidade.

Por exemplo: se estiver com a digestão ruim, capriche no cominho, se estiver passando por algum processo inflamatório, capriche na cúrcuma, e assim por diante.

Açafrão da Terra ou Cúrcuma

açafrão da terra

Deve ser dissolvido em caldo quente antes de ser incorporado na receita, ou utilizar no final de preparação. Se utilizar o rizoma fresco (raiz), pode ser fatiado, picado ou ralado.

Benefícios da Cúrcuma:

Anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiano. Aumenta a secreção da bile e enzimas hepáticas, protegendo o fígado.

Alho:

Alho tempero

O alho deve ser esmagado ou cortado em pedaços pequenos para tornar seu sabor mais forte. Quanto mais se pica, mais forte seu sabor fica.

Não deixe o alho queimar ou ficará amargo. Amasse e esfregue no frango. Asse as cabeças inteiras, refogue ou salteie dentes inteiros. Utilize em molhos, sopas e cozidos.

Benefícios do Alho:

Antibiótico, antiiflamatório, anti-microbiano, antiasmático, antioxidante, anti-cancerígeno e protetor cardiovascular.

Limão:

limão

Esprema o suco para fazer molhos, marinados. Para assados, use o suco e as raspas da casca. Prefira os limões firmes, brilhantes e mais pesados que contém mais sumo. Evite cascas com manchas ou os amarelados.

Benefícios do Limão:

Melhora a imunidade e alergias, cicatrizante, melhora a circulação sanguínea, melhora absorção de ferro de outros alimentos, anticancerígeno.

Pimentas:

pimentas frescas

Quando frescas, asse, grelhe, faça na chapa, guisados e molhos. Fatie, salteie e refogue.
Quando secas, rale na hora do preparo, esfregue no frango ou utilize em marinados, e molhos.

Benefícios da pimenta:

Antioxidantes, anti-inflamatória, antimutagênica e quimiopreventiva, melhora saúde cardiovascular, catarata, diabetes, doença de Alzheimer e de Parkinson.

Coentro:

coentro

Quando utilizar o coentro em folhas frescas pique sempre antes de usar e utilize sempre ao final da preparação, pois a temperatura diminui seu sabor e benefícios.

Quando sementes, rale na hora de utilizar para acentuar seu sabor suave, utilize em marinados, caldos e sopas.

Benefícios do ceontro:

Rico em magnésio, cálcio, fósforo, ferro, fibras e vitamina C. Bom pra saúde óssea, imunidade e anti-espasmos.

Cominho:

cominho

A semente deve ser moída esfregada no frango antes de assar ou grelhar. Para um melhor sabor, rale as sementes somente quando for usar. Também combina com açafrão, anis e canela.

Benefícios do cominho:

Estimulante estomacal, digestivo, melhora dores intestinais e excesso de gases.

Alcaparras

alcaparras

Enxague as alcaparras na salmoura antes de utilizar. Quando utilizar em pratos cozidos, adicione ao final da preparação para conservar seu sabor, a exposição ao calor tende a liberar um sabor mais amargo.

Benefícios da alcaparra:

Anti-espasmos, cicatrizantes.

Tomilho:

tomilho

Tem perfume ligeiramente alimoado, amadeirado, resiste a longos períodos de cozimentos. Pode ser utilizado fresco ou seco. Cuidar com a quantidade para não sobrepor aos outros temperos.

Benefícios do tomilho:

Bronco-espasmódico, expectorante, digestivo, cicatrizante e estimulante.