Importância da alimentação durante a gestação

Importância da alimentação durante a gestação

A gestação possui papel importante na vida de uma mulher e é por isso que requer cuidados especiais, principalmente na assistência em relação à alimentação e à saúde da gestante.

Mesmo com o acesso à informação, trazer um serzinho ao mundo ainda pode ser um mistério à ser desvendado. Do ponto de vista nutricional, surgem alterações no metabolismo de cada nutriente durante toda a gravidez, e que precisam ser ajustados de acordo com cada fase fisiológica da gestação.

A prática desses ajustes precisa ser compatível com o estado de saúde e nutrição materno-fetal, dando importância ao desenvolvimento e crescimento do feto, que tem ligação importante e direta com o estado nutricional antes mesmo da gestação, como os fatores genéticos, estilo de vida e comportamento materno.

Neste mesmo sentido, os níveis de nutrientes dos líquidos corpóreos e tecidos se alteram para atender de forma mais eficiente às mudanças fisiológicas, que se manifestam com a expansão do volume sanguíneo, nas mudanças cardiovasculares, nas alterações funcionais do sistema gastrintestinal, hormonal, respiratório e na função renal da gestante.

Também ocorrem alterações bioquímicas, como mudanças na quantidade de proteínas totais, de lipídeos sanguíneos, assim como a redução da concentração das vitaminas e minerais, dando maior destaque para o ferro, ácido fólico e vitamina C.

Desse modo, é importante valorizar uma dieta apropriada para cada fase da gestação, pois a deficiência de certos nutrientes podem acarretar situações problemáticas tanto para a gestante quanto para a formação do bebê, visto que grande parte das mulheres alteram suas dietas nesse período, seja por indicação médica, por mudanças de gostos alimentares ou então por crenças culturais que passam de geração para geração.

Você pode conhecer alguns mitos sobre a gravidez neste texto AQUI.

Procure sempre um nutricionista de sua confiança para te orientar uma dieta adequada para você, e garantir uma boa nutrição tanto para você quanto para seu bebê.

Referências bibliográficas:

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia; RAYMOND, Janice L. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

CALIXTO-LIMA, Larissa; REIS, Nelzir Trindade. Interpretação de Exames Laboratoriais Aplicados à Nutrição Clínica. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *