intoxicação alimentar

Intoxicação Alimentar, o que fazer?

O que é?

A Intoxicação Alimentar é causada através do consumo de alimentos contaminados com bactérias, parasitas, vírus ou fungos.

Pode ser contraídos através de carnes cruas, ovos contaminados, verduras e folhas mau lavadas, ou contaminação cruzada entre alimentos crus e cozidos.

Sintomas de Intoxicação Alimentar:

Os sintomas mais comuns incluem dores de cabeça, náuseas, azia, vômito, diarreia, desidratação e fraqueza.

Podem durar até 8 a 10 dias.

Tratamento:

Muitas vezes o problema se resolve sozinho, porém, caso tenha mais de um dia com mais de 3 episódios de diarreias e vômitos você pode procurar um médico. Ele irá examinar e prescrever a medicação correta.

Tratamento Nutricional na Intoxicação Alimentar?

Neste momento é hora de repouso do trato gastrointestinal.
Então esqueça sua dieta temporariamente, neste período você precisa se restabelecer, comer coisas mais leves e de fácil digestão.

O que não comer:

Evite coisas gordurosas como molhos cremosos, frituras, salames e embutidos, sorvetes.

Evite alimentos com muita fibra, as fibras de um modo geral aceleram o transito intestinal, então podem aumentar ainda mais a diarreia. Evite feijões, lentilha e cereais integrais como arroz integral, massas integrais, etc.

Também deve evitar vegetais e folhas. Prefira abobrinha cozida que ajuda a dar consistência as fezes.

O que comer?

Prefira os carboidratos simples como arroz branco, batata inglesa cozidas, polenta mole, biscoito de água e sal. A canja de galinha também é uma boa pedida.

As frutas prefira maçã e pera sem casca.

E de proteína prefira o peito de frango cozido ou grelhado. Ovos bem cozidos, sempre frescos e sempre higienizar a casca somente antes de cozinhar.

VOCÊ PRECISA SE HIDRATAR!

A água é tão importante para nosso corpo que numa intoxicação alimentar onde ocorre muito vômito e diarreia seu corpo pode ficar muito fraco e desidratado. A desidratação é tão séria que pode levar até a morte. Veja a importância da água nesta matéria aqui.

Tome chás de ervas claras como hortelã, capim limão, camomila e erva doce. Sempre sem açúcar.

É possível pegar gratuitamente sachês de Hidratação Oral nos postos de saúde, eles são fornecidos pelo Ministério da Saúde, e já vem nas proporções ideais de preparo. Basta diluí-los em água.

Caso seja impossível, tome bastante água de coco OU soro caseiro de hidratação. Receita do Soro Caseiro Aqui.

2 comentários em “Intoxicação Alimentar, o que fazer?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *