O aeróbio em jejum é um método de treino muito eficiente na perda de gordura corporal. É popularmente conhecido como AEJ.
Para que serve o Aeróbio em jejum?
O AEJ é eficiente para queimar as reservas de gordura corporal, pois no jejum elas estão mais disponíveis para serem utilizadas como fonte de energia durante a realização de atividades físicas.
Qualquer pessoa pode fazer AEJ?
Não. O AEJ funciona para quem já tem um bom condicionamento físico e que precisa de um novo estímulo para sair do estado de platô.
É indicado para atleta de nível intermediário para cima. Também é fundamental que o atleta já tenha bons hábitos alimentares.
Deve ser sempre consultado com profissionais de saúde para avaliar se este método é indicado para você. Neste caso, vale a pena avaliar seus exames sanguíneos, e falar com seu nutricionista e personal trainer.
O nutricionista também pode te auxiliar nesta estratégia, favorecendo sua perda de gordura corporal e também minimizando as perdas musculares.
Qual o melhor horário?
Logo ao acordar. Devido ao jejum noturno nossos níveis de insulina estão super baixos, facilitando a utilização dos “estoques de gorduras” como fonte de energia.
Posso realizar o aeróbio em jejum com intensidade?
Não. O seu corpo precisa passar pelo processo de adaptação, comece com calma, e evolua gradativamente. Os primeiros treinos devem ser de 10 a 15 minutinhos mesmo, e sempre de baixa intensidade.
Consulte profissionais para sua realização. Converse com o seu personal e seu nutricionista, é importante ser acompanhado na realização de metodologias diferentes.
Referências Bibliográficas:
VIEIRA, A. F. ; et al. Effects of aerobic exercise performed in fasted v. fed state on fat and carbohydrate metabolism in adults: a systematic review and meta-analysis. British Journal of Nutrition. V. 116(7), 1153-1164. 2016.
Hansen K, Shriver T, Schoeller D. The effects of exercise on the storage and oxidation of dietary fat. Sports Med. 2005;35(5):363-73.