Sabe aquele colesterol que você não se preocupa e acha que nada vai acontecer?? Na imagem acima, você vê uma artéria saudável e uma artéria com gorduras, inclusive o colesterol.
As Artérias coronárias são responsáveis pela entrega de sangue ao coração. Ao longo da vida são depositadas placas de gorduras dentro dessas artérias, inclusive o colesterol, e quanto mais aumentam as placas de gordura mais dificuldade o sangue tem para passar.
Quando este estreitamento piora, o coração passa a ter uma deficiência no recebimento de sangue, isso é chamado de ISQUEMIA, geralmente causa dor severa, podendo ser sentida em situações de stress e esforço físico.
Quando essa isquemia se agrava, pode levar ao ATAQUE CARDÍACO ou INFARTO, pois o coração foi privado de sangue e oxigênio por vários minutos, causando lesão e morte celular irreversível. A consequência disso é a incapacidade cardíaca e até a morte.
O estreitamento arterial também pode levar ao aumento de pressão arterial, já que o coração precisa fazer mais força para empurrar o sangue neste espaço estreito, a conhecida PRESSÃO ALTA.
E quando estas placas de gordura também se depositam em artérias cerebrais, aquelas que suprem com sangue nosso cérebro, pode ocorrer o Acidente Vascular cerebral, o famoso AVC, podendo afetar os seus sentidos como fala, movimentos do corpo, paralisia de um lado do corpo, memória e linhas de raciocínio.3
E tudo se inicia com o “simples” colesterol, aquele que ninguém dá a devida importância.
Faça seus exames de sangue regularmente. Modifique sua alimentação e os seus hábitos para conseguir reverter esta doença que pode trazer tantos prejuízos em sua vida.
E se quiser saber mais sobre esta doença e como reverter este quadro, clique AQUI. Você vai ver alimentos que você deve começar a incluir em sua rotina e excluir da sua rotina.
Compartilhe esta informação com as pessoas que você ama e que não estão se preocupando com seu colesterol.