Já sabemos que os sapatos de salto alto são os queridinhos de muitas mulheres, pois eles realmente deixam mais elegantes. Mas será que vale a pena o sacrifício?
Esta imagem mostra de maneira fácil o que acontece com a utilização frequente dos sapatos de salto alto:
Alguns dos problemas do uso frequente do salto alto:
- Varizes
- Joanetes e calos
- Danos no joelho
- Hiperlordose
- Tendinite
- Unhas encravadas
- Dores e bolhas
- Dedos em forma de “garras”
Mesmo sabendo destas informações, sei que muitas mulheres não vão deixar de usá-los, então segue abaixo algumas dicas que podem diminuir estes efeitos prejudiciais no corpo:
- Alongue-se diariamente:
Todos os dias pela manhã e/ou antes de ir deitar-se procure fazer alguns alongamentos para pernas, pés e panturrilhas, não precisa passar horas se esticando, 10 minutinhos cada vez já irão te ajudar. - Altere a altura dos saltos:
Se um dia você usar um salto muito alto, procure no outro dia usar um calçado confortável como um tênis ou sapatilha. Caso precise usar salto então escolha um que não ultrapasse os 3 centímetros. - Varie os modelos de sapatos:
Alterne entre os de bico e saltos fino e os quadrados. Pode utilizar as plataformas também que apesar de não serem ideais acabam distribuindo o peso por toda extensão dos pés. - Duas opções de sapato:
A ideia é você carregar sempre uma segunda opção de calçado, deixe no carro o de salto e vá com o mais confortável que você tiver, quando chegar no trabalho calce o de salto, quando sair troque novamente pelo confortável. Mesmo de ônibus você pode fazer isso, leve na bolsa ou uma sacolinha o de salto para vestir apenas quando chegar no local que você precisa vesti-lo. - Pratique atividades físicas:
A atividade física melhora todo o funcionamento do corpo, reduz riscos de diversas doenças, estresse, depressão, além de promover bem estar físico e psicológico. Melhora a saúde das articulações, tendões e músculos. Com certeza vai fazer você ficar ainda mais bela nos seus sapatos e sem tantas lesões.