A Citrulina Malato é um aminoácido não essencial que vem sendo muito estudado com várias aplicações na saúde, bem estar e rendimento esportivo.
Este aminoácido pode ser metabolizado em arginina, sendo este substrato utilizado para síntese de óxido nítrico dentro do nosso corpo, que apresenta papel fundamental na função cardiovascular e função imunológica.
Principais funções da Citrulina Malato:
Aumento no Desempenho anaeróbio:
Em um estudo científico publicado em Maio de 2010 testou uma suplementação em dose única de 8g/dia. Foi observado que os indivíduos que tomaram a suplementação de Citrulina Malato conseguiram fazer 53% a mais repetições de supino do que o grupo não suplementado.
Ainda, o grupo os participantes do grupo suplementado relataram redução de 40% nas dores musculares 24-48 horas após o exercício físico.
Aumento no desempenho aeróbio:
Outro estudo realizado na França, indicou que a ingestão de Citrulina Malato reduziu significativamente a sensação de fadiga e um aumento de 34 % na taxa de produção de ATP oxidativo durante o exercício
Também aumentou em 20 % a taxa de recuperação de fosfocreatina após o exercício, indicando uma maior contribuição da síntese de ATP oxidativo para produção de energia.
Alívio de dores musculares e fadiga após o exercício físico:
Num estudo pré clínico concluiu que a citrulina malato possui uma participação acelerada na eliminação da amônia e dos lactatos produzidos durante a atividade física intensa, reduzindo a fadiga muscular e melhorando o desempenho muscular. Porém, não apresentou nenhuma interferência na alteração da temperatura corporal ou mesmo alteração da composição corporal. Este estudo baseou-se na atividade da citrulina malato eliminar resíduos tóxicos produzidos durante a atividade física.
Saúde e qualidade de vida:
A astenia muscular é conhecida como fadiga patológica, está ligada a um desempenho alterado do musculoesquelético por algumas doenças infecciosas e metabólicas. A citrulina Malato vem mostrando um efeito anti-astênico, reduzindo a sensação de fadiga e cansaço extremo.
Fontes Alimentares Naturais:
Melancia, alho, cebola, grão de bico, amendoim, amêndoas, nozes, soja, carne vermelha, salmão e carne de fígado (cuidado porque este também é riquíssimo em xenobióticos 🙁
Apesar de quantidades pequenas em comparação com as quantidades utilizadas nos estudos científicos.
Quer incluir mais citrulina na sua alimentação?? Comece com este suco Clique Aqui 🙂
Para sentir os benefícios no desempenho esportivo sempre converse com seu nutricionista para que ele adeque a quantidade conforme a sua necessidade.
Referências Bibliográficas:
Pérez-Guisado, J. & Jakeman, P., Citrulline malate enhances athletic anaerobic performance and relieves muscle soreness. Journal of Strength & Conditioning Research 24(5):1215-22, Maio 2010.
Callis, A. et. al., Activity of citrulline malate on acid-base balance and blood ammonia and amino acid levels. Study in the animal and in man. Arzneimittel-Forschung /Drug Research 41(6):660-3, Junho 1991.
Briand, H. Blehaut, R. Calvayrac, D. Laval-Martin Use of a microbial model for the
determination of drug effects on cell metabolism and energetics: study of
citrulline-malate Biopharm. Drug Dispos., 13 (1992), pp. 1–22
Wagenmakers et al. Muscle amino acid metabolism at rest and during exercise:
role in human physiology and metabolism Exerc. Sport Sci. Rev., 26 (1998), pp.
287–314
Bendahan D, Mattei J, Ghattas B, Confort-Gouny S, Le Guern ME, Cozzone P.
Citrulline/malate promotes aerobic energy production in human exercising
muscle. British Journal of Sports Medicine. 2002;36(4):282-289.