consumo moderado chocolate protege coração

Consumo moderado de chocolate protege o coração

Aos que amam chocolate uma boa notícia, o consumo moderado de chocolate com alto teor de cacau pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca.

Esse consumo deve ser realmente moderado ou então o que era benéfico pode se tornar um problema, afinal o chocolate continua tendo um alto teor de gorduras e uma grande quantidade de calorias. Vale lembrar que quanto maior a porcentagem de cacau, menos açúcar ele tem, e quanto menor a porcentagem mais açúcar.

Estudo:

Foi realizado um estudo na Suécia que envolveu mais de 30 000 mulheres de meia idade e idosas durante 9 anos.

  • As mulheres que comeram 1-2 porções por semana apresentaram 32% menos risco de insuficiência cardíaca do que aquelas que não comeram chocolate durante os 9 anos de pesquisa.
  • As mulheres que consumiram 1-3 porções de chocolate no mês reduziram suas chances de insuficiência cardíaca em 26%.
  • As voluntárias que mantiveram um consumo diário de chocolate não apresentaram qualquer benefício de proteção e sim mostraram riscos cardíacos semelhantes aos que se abstiveram da guloseima.

Este foi o primeiro estudo realizado em longo prazo.

A alta concentração dos flavonoides no chocolate também pode reduzir a pressão arterial, entre outros benefícios de acordo com outros estudos de curta duração.

Não só a quantidade, mas também a qualidade do chocolate são fatores chaves para obter benefícios para a saúde.

O chocolate na Suécia consumido na pesquisa era o chocolate ao leite com 30% de cacau. Nos estados Unidos os chocolates contém em média 15% de cacau, portanto estes podem apresentar menores benefícios para a saúde e mais calorias. O tamanho da porção de chocolate na pesquisa variou entre 20g -30g.

Opções mais saudáveis de chocolate:

Hoje em dia encontramos com facilidade chocolates 70-80% de cacau, o que o torna ainda mais saudável.

Esta notícia não pode servir de “desculpas” para você sair comendo todo chocolate que tiver pela frente, ou então você terá um ganho de peso que poderá levar a problemas cardíacos e outros problemas relacionados ao excesso de peso.

A mensagem a se levar com esse estudo é que consumir pequenas quantidades de chocolate pode ser saudável, prazeroso e melhor, sem culpa 🙂

Dica: As fábricas de chocolate aqui no Brasil estão atentas e já têm no mercado chocolates com maior teor de cacau, fiquem atentos as embalagens e prefira estes chocolates.


Referência do Artigo:

MOSTOFSKY, E., et al. Chocolate intake and incidence of heart failure: a population-based prospective study of middle-aged and elderly women. Circ. Heart fail., 3(5), 612-6. (2010).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *